Verão

Cozinheira dá dica infalível para preparar caranguejo em casa; confira

Crustáceo é um dos mais consumidos durante o verão

Guinho Santos* (guinho.santos@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O Verão se aproxima e há quem aproveite a época do ano para degustar o caranguejo em diversos bares de Salvador. Mas sabia que dá pra preparar um delicioso caranguejo em casa para receber os amigos?

Segundo a cozinheira Regina, responsável pela Cabana Nativa, que fica na Praia da Costa, em Canavieiras, a dica infalível para fazer um saboroso caranguejo é o tempero. "Não pode deixar de colocar o limão, que tira toda a acidez e o cheiro do mangue, além do sal e cheiro verde", disse ela, que serve vinagrete e farofa para acompanhar o crustáceo.


No estabelecimento, que foi uma das participantes do Festival Gastronômico de Canavieiras deste ano, Regina vende cada caranguejo por R$ 4. Além do crustáceo simples, ela oferece a cabeça de robalo, que é um prato recheado do bichinho. "Final de semana a gente vende cerca de 200 caranguejos. No verão a demanda é muito maior e no Carnaval a gente chega a ficar sem estoque", revelou.



Como preparar

- Caso o caranguejo seja comprado ainda vivo, é preciso matá-lo com uma faca de ponta, enfiando-a no centro da barriga dele;

- Feito isso, lave usando uma escovinha e água corrente;

- Em seguida, é necessário raspar as pernas;

- Em uma panela, coloque o limão, o sal e o cheiro verde, além de água, até cobrir os caranguejos;

- Deixe cozinhar por cerca de 1h e sirva.

* O repórter viajou a convite da produção do Festival Gastronômico de Canavieiras.