Educação

Curso de gastronomia na UNIRB se destaca pelo incentivo às atividades práticas

Faculdade conta com restaurante que serve de laboratório aos alunos e facilita inserção deles no mercado

Especial de Conteúdo

A área da gastronomia está em alta no país. Nos últimos anos, o setor ganhou ainda mais força com a presença de programas relacionados à culinária na televisão. Em função disso, a qualificação profissional se tornou essencial para quem deseja se destacar na área. Uma boa opção para os interessados é o curso superior de Tecnologia em Gastronomia no Centro Universitário UNIRB.

Foto: Divulgação
Com ele, a instituição forma profissionais capazes de aliar a teoria e pesquisa à prática, atendendo o mercado com o profissionalismo que ele demanda. Um dos destaques da graduação é a presença de várias atividades fora da sala de aula ao longo dos 2 anos e meio. Nelas os alunos conseguem observar a teoria no dia a dia da profissão, observar novas áreas de atuação e ganhar as experiências mais diferentes que o mercado exige.

"O curso de gastronomia na UNIRB é onde o aluno busca aliar a teoria com a prática, então, nada melhor do que contextualizar a teoria com uma atividade pratica. A gente leva muito eles para outros restaurantes para eles verem como é o serviço e também para conversar com profissionais da área", explica um dos professores da instituição Cássio Lázaro.

Foto: Divulgação
As atividades práticas são realizadas em cozinhas pedagógicas, laboratórios de alimentos (Cozinha Quente, Cozinha Fria, Laboratório de Panificação e Confeitaria, Laboratório de Bebidas e Restaurante Didático) e bebidas (Enogastronomia, restaurante e bar), higiene dos alimentos e também em salas de informática.

Alguns locais de visita são parceiros da UNIRB, o que facilita, inclusive, a inserção dos profissionais no mercado de trabalho após a formação. Um exemplo é o restaurante Cathedrall, construído há quatro anos pela faculdade para servir de “laboratório” para os estudantes, onde eles têm a possibilidade de entender sobre gestão de negócio e também nas áreas específicas do curso.

“A função do restaurante é trazer ao ambiente da vida acadêmica uma percepção do mercado de trabalho. Ele é um ambiente em que o aluno consegue desenvolver os conhecimentos obtidos em sala de aula”, afirma o reitor e professor Carlos Joel Pereira.

Foto: Divulgação
O reitor garante ainda que o estabelecimento montado pela instituição possibilita um espaço para estágio dos alunos e ainda garante vaga de emprego aos que obtiveram bom desempenho ao longo da graduação.

O interessado no curso de Gastronomia pode realizar o vestibular agendado, ou utilizar o resultado do ENEM, matrícula especial ou transferência externa. Para obter mais informações basta acessar o site unirb.edu.br ou ligar para (71) 3368-8300. A UNIRB fica situada na Avenida Tamburugy, 474, bairro de Patamares.