Educação

Curso gratuito de cinema para pessoas com mais de 50 anos está com as inscrições abertas

Interessados devem preencher formulário até o dia 22 de fevereiro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Estão abertas as inscrições para o Matura Cine, curso de cinema destinado para pessoas com mais de 50 anos. Idealizado pela cineasta Hilda Lopes Pontes e pela designer Eduarda Miranda, o projeto tem como objetivo incluir pessoas mais maduras que sempre sonharam em estudar técnicas cinematográficas, em um espaço coletivo de aprendizado, onde possam se sentir motivados a seguir na área, sem possíveis julgamentos etários. Interessados devem preencher formulário até o dia 22 de fevereiro.

"Sentia que as pessoas mais velhas tinham outras demandas, um ritmo específico, não necessariamente de forma negativa, mas, que eram julgadas pelos mais novos. Pensava muito em minha mãe e seus sonhos de estudar novas coisas, sair da sua área da juventude, mas, um medo dela de buscar coisas novas, sair dessa zona de conforto até porque os cursos, as faculdades, todo o sistema educacional é muito formulado para jovens”, explica Hilda.



O curso também conta com aulas dos diretores Klaus Hastenreiter e Calebe Lopes. A seleção dos discentes se dará através dos relatos lidos nas submissões de inscrição, considerando os possíveis impactos que as aulas podem ter na vida destes estudantes. Um dos critérios dentro do processo é a procura por diversidade, seja de identidade de gênero, etnia, classe e orientação sexual. Além disso, há vagas para os ensurdecidos e o Matura Cine conta com toda uma preparação para torná-lo totalmente acessível.