Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Da Flórida a Marte: ônibus faz viagem virtual ao planeta vermelho

Mars Experience Bus é a nova atração do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral

Redação iBahia • 27/06/2017 às 18:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 10:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Naves tripuladas ainda não chegaram a Marte, mas a partir de segunda-feira será possível viajar da Flórida ao planeta vermelho. Uma viagem virtual, claro, a a bordo do Lockheed Martin Mars Experience Bus, a nova atração do Kennedy Space Center, o centro de visitantes da Nasa, em Cabo Canaveral.

Trata-se de um típico ônibus escolar americano adaptado para virar um simulador sobre rodas. As janelas se convertem em telas de realidade virtual que exibem imagens de Marte feitas em computador, baseadas nas informações já colhidas pelas sondas e robôs da Agência Espacial Americana (Nasa).

(Foto: Divulgação)

Só que o veículo não fica parado. Ele anda e faz um percurso coordenado com a sequência mostrada em seu interior, aumentando a sensação de que se está realmente trafegando pela superfície marciana. Ele reproduz uma área de aproximadamente 500 metros quadrados.

Entre as imagens, o passageiro as sondas e robôs que já estão por lá e a simulação de uma colônia humana no planeta, um projeto ainda distante de ser realizado. Veja como é o passeio no vídeo abaixo.

Leia mais:


O ônibus, que já passou por 12 cidades nos Estados Unidos, fica no Kennedy Space Center de 26 de junho até o final de setembro, com saídas a partir do Jardim dos Foguetes. Ele faz parte da programação especial batizada de "Summer of Mars", dedicada ao planeta. Haverá exposições e palestras temáticas com pesquisadores e astronautas sobre o assunto.

Quem visitar o complexo ainda esta semana poderá ver de perto um modelo do Mars Rover, o veículo de exploração desenvolvido pela Nasa para pesquisas em solo marciano. A máquina tem três metros de altura e quase três toneladas, painéis de energia solar e um pequeno laboratório para pesquisas remotas. A partir de julho, ele será exposo em outros lugares dos Estados Unidos.

O ingresso para o ônibus de realidade virtual já está incluído no valor do tíquete para o centro de visitantes da Nasa, que é de US$ 50 para adultos e US$ 40 para crianças de 3 a 11 anos. Venda de bilhetes e mais informações sobre no site do Kennedy Space Center.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo