Arte e Decoração

Das compras ao faça você mesmo: arquiteta dá dicas de decoração natalina para casa

Abusar de forma consciente das cores tradicionais do natal é uma opção para deixar os ambientes no clima da festa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Vai reunir a família ou receber os amigos no Natal? A arquiteta Helena Freire, da Mobly, garante que é possível deixar seu lar em clima de confraternização natalina sem gastar tanto, apenas dando uma cara nova para alguns itens. Confira as dicas:

LegendaFoto: divulgação / Mobly
1. O uso das cores

Você sabe o significado das cores clássicas usadas no Natal? Se não, observe os significados e avalie como pode inseri-las na decoração sem sobrecarregar o ambiente.

- Vermelho: amor e, por ser uma cor quente, significa também a alegria;
- Verde: a esperança, resistência e resiliência;
- Branco: a pureza e a inocência, símbolo, também, do renascimento;
- Dourado: a luz, o sol e a presença do divino.

De acordo com a arquiteta, é importante adotar uma paleta de cores, ao invés de misturá-las. Vale até trocar os enfeites do dia a dia pelos temáticos, para não gerar uma poluição visual.

2. Sofá de cara nova


O sofá geralmente é o móvel com mais destaque na sala de estar, por isso, a dica é apostar em mantas e capas de almofadas temáticas ou que seguem a paleta de cores escolhida para o restante da decoração.

3. Cabe todo mundo

Nem sempre, os assentos disponíveis na casa são suficientes para comportar todos os convidados da ceia. Por isso, bancos e pufes são ótimas opções para garantir lugares extras. Caso não tenha, vale comprar, após a ocasião você pode utilizar como mesas laterais ou de apoio.

4. Natal iluminado

Aposte em vários pontos de iluminação. Os pisca-piscas, por exemplo, não precisam estar apenas na árvore de Natal. Você pode usar e abusar da criatividade para aproveitar os objetos que tem em casa na decoração natalina.

5. Atenção nos detalhes

O famoso clichê de que os detalhes fazem a diferença, é verídico. Os enfeites DIY (faça você mesmo) são perfeitos para a ocasião. Você pode produzir vários itens da decoração de natal com materiais alternativos. Outra dica é inserir velas e flores na arrumação, elas ajudam a dar um ar mais festivo para casa.