Tecnologia

Dating, o 'Tinder do Facebook', é lançado no Brasil

Rede social esquenta paqueras com lista de 'crushes' secretos

Agência O Globo

O Facebook anunciou nesta terça-feira o lançamento da ferramenta Dating no Brasil. Conhecida como o Tinder do Facebook, ela funciona como outros serviços de paquera, mas oferece sugestões de acordo com as atividades na rede social. Não se trata de um novo aplicativo, mas um recurso dentro do próprio Facebook. Para participar, os usuários devem atualizar o programa para a versão mais recente e procurar pelo ícone de um coração no menu “Ver mais”.

A empresa também anunciou uma novidade para o Dating, a ferramenta Secret Crush. Usuários que fazem uso da ferramenta poderão procurar por possíveis relacionamentos dentro do próprio círculo de amigos. Cada usuário poderá criar uma lista secreta com até nove contatos e, se algum deles também marcá-lo, os dois recebem uma mensagem.

Foto: Reprodução | Redes Sociais 

Para começar a paquera no Dating, é preciso preencher um pequeno perfil, com a escolha da foto e definição dos interesses. Esse perfil fica vinculado à conta no Facebook, mas a atividade dentro da ferramenta não é compartilhada publicamente. Para aumentar a privacidade, é possível editar as configurações para que apenas perfis de pessoas sem amigos em comum sejam apresentados.

Diferente de outros aplicativos, que apresentam possíveis paqueras com base na localização, o Dating usa informações da rede social para sugerir pessoas com os mesmos gostos e interesses. Entre as sugestões devem aparecer, por exemplo, pessoas que irão comparecer a um mesmo evento, ou que torçam para um mesmo time. E não é preciso esperar por um “crush”, é possível enviar uma única mensagem para a paquera. Caso o interesse seja recíproco, ela poderá responder e começar uma conversa.

— Mais de 200 milhões de pessoas têm seu status de relacionamento como solteiras no Facebook — explica a gerente de produto do Facebook Dating, Charmaine Hung. — Vemos isso como uma oportunidade incrível de continuar ajudando as pessoas a construir relacionamentos de maneira significativa no Facebook.

O Dating foi anunciado no ano passado, durante a conferência para desenvolvedores F8, e estava operando apenas na Colômbia, na Tailândia, no Canadá, na Argentina e no México. Nesta terça-feira, na edição deste ano do evento, a companhia anunciou o início das operações em mais 14 mercados: Brasil, Filipinas, Vietnã, Cingapura, Malásia, Laos, Peru, Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai, Guiana e Suriname.