Notícias

Delegacia da Mulher fecha ano com mil ocorrências por mês

A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) de Manaus, registra até 50 ocorrências por dia

Do G1

A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) fecha o ano de 2011 com média de mil ocorrências por mês, em Manaus. Segundo informações da delegacia, os registros chegam a 50 em dias mais movimentados.


Segundo a titular da DECCM, Lia Carneiro, o número de ocorrências tem se mantido equilibrado. No ano passado, a média de registros também era de mil por mês. De acordo com a delegada, a manutenção dessa estatística não indica que os casos de violência contra a mulher estejam aumentando.


"Tanto as mulheres como os homens estão mais esclarecidos dos deveres e direitos de cada um. O número equilibrado de registros indica que muitas pessoas, que tinham medo de denunciar, agora estão conscientes do que tem que fazer. O medo atrapalha não só a mulher como o ambiente em que ela vive", afirmou ao G1.


De acordo com Lia Carneiro, as principais ocorrências registradas na Delegacia da Mulher estão relacionadas à lesão corporal, seguidas de crimes contra a honra. A titular da DECCM afirma que o crime contra a mulher passou a ser conhecido como algo ilegal pela sociedade quando a lei Maria da Penha entrou em vigor através do artigo 41 de 2006.


"Muitos casos, denunciados hoje, algumas gerações já estão acostumados a ver desde criança. Sempre ouvíamos as pessoas falarem: 'Fulano bateu na mulher' ou coisas assim. A diferença é que nada era denunciado. Tudo ficava em silêncio. Hoje em dia, até denúncia anônima é aceita", ressaltou.


A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher está situada na Avenida Recife, no conjunto Eldorado, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.