Fitness

Depois da folia, saiba como fazer uma pausa saudável

Sucos, sopas e outros pratos leves são a dica de cardápio detox criado pelo médico Theo Webert

Agência O Globo

Quando a vida vira uma festa é preciso aproveitar. Mas, em seguida, é sempre bom retomar a rotina mais tranquila e voltar a se preocupar com o que é bom para o corpo. Chegou a hora de desintoxicar e encarar o ano que está começando. O médico e especialista em nutrologia Theo Webert é quem dá o caminho das pedras para essa jornada, que, acredite, pode ser saborosa. Ele indica que se comece sempre por um dos líquidos detox. Em seguida, suco verde, frutas e, no almoço, uma receita levinha, como o escondidinho de baroa com cogumelos.

Os pudins são ótimos para o lanche da tarde e, no jantar, sempre uma sopa. No meio disso tudo, chás. O de anis com cravo diminui a vontade de doces e o de hibisco com amora desincha o corpo. Outra dica é sempre acrescentar gengibre, canela em pau ou limão espremido. — O mundo está cada vez mais tóxico. Além do que comemos e bebemos, há ainda a toxicidade ambiental. É fundamental termos uma alimentação que estimule e ajude o corpo na sua purificação natural — avisa Theo.

Foto: Reprodução/Pixabay

Líquidos detox

Canela picante

Ingredientes: 1 xícara de chá verde descafeinado. Stevia. 1/2 colher de chá de canela.

Modo de fazer: deixe 2 sachês de chá verde em infusão em água quente por 5 minutos. Adicione a canela e a stevia à mistura e bebe quente ou frio.

Limão apimentado

Ingredientes: 250ml de água. 2 colheres de chá de casca de limão ralado na hora. 1/2 colher de chá de pimenta do reino moída na hora.

Modo de fazer: combine todos os ingredientes e beba na hora.

Limão picante

Ingredientes: 1 xícara de água quente. suco de 1/2 limão ou lima. 1 pitada de gengibre em pó ou 1 colher de gengibre ralado. 1 pitada de canela em pó.

Modo de fazer: misture os ingredientes, aguarde 5 minutos e beba em seguida.

Sucos

Verde calmante

Ingredientes: 3 cenouras. 1/2 xícara de brotos. 5 talos de aipo. 1 beterraba. 5 folhas de couve. 2 colheres de gengibre picado. 1 pepino suco de 1 limão ou lima.

Modo de fazer: bata tudo no liquidificador ou centrífuga com um pouco de água.

Verde de maçã, pepino e gengibre

Ingredientes: 1 folha de couve. 5 folhas de alface. 1 ramo de salsinha. 1/2 pepino. 1 colher de gengibre ralado. 1 maçã pequena.

Modo de fazer: bata tudo no liquidificador ou centrífuga com um pouco de água.

Verde com espinafre e agrião

Ingredientes: 2 talos de espinafre. 2 talos de agrião. 1 cenoura. 200ml de suco de abacaxi.

Modo de fazer: bata tudo no liquidificador ou centrífuga com um pouco de água.

Sopa antioxidante

Ingredientes: 1 xícara de chá de água. 1 xícara de chá de espinafre ou rúcula. 1/2 dente de alho amassado. 1/2 xícara de chá de tomate cereja. 1/2 xícara de chá de pepino picado. 1 xícara de chá de brotos. 1/2 avocado. suco de 1 limão. sal. 2 colheres de sopa de chá de azeite. 1 cebola grande picada. 2 xícaras de caldo de legumes caseiro. 3 abobrinhas médias picadas. xícara de abóbora sem casca e sem sementes picada. 1 cenoura média picada. 3 colheres de sopa de manjericão picado. 1/2 colher de sopa de raspas de limão. 1 pitada de pimenta-do-reino.

Modo de fazer: Numa panela grande, coloque o azeite, a cebola e o alho e leve ao fogo alto. Deixe refogar até que a cebola murche. Junte o caldo de legumes, a abobrinha, a abóbora, a cenoura, o manjericão, as raspas de limão. Espere ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe até que os legumes estejam tenros, porém firmes (cerca de 30 min.). Prove o sal e corrija se necessário. Tempere com pimenta-do-reino e sirva.


Macarrão bifum com legumes

Ingredientes: 2 colheres de sopa de azeite. 1 cebola grande picada. 2 dentes de alho espremidos. 250g de cogumelos frescos picados. 2 cenouras médias picadas. 1/2 repolho médio picado fino. 1 xícara de nirá picado. sal. 1 pacote de bifum.

Modo de fazer: aquecer o óleo, dourar a cebola e depois o alho. Colocar o cogumelo e continuar refogando, acrescentar um pouco de azeite extra virgem. Acrescentar a cenoura, o repolho, o nirá, o sal. Misturar levemente por alguns minutos (3 a 4 minutos). Desligar o fogo e deixar destampado. À parte, cozinhar o bifum em água fervente. É muito rápido o cozimento, cerca de 2 minutos. Escorrer e misturar delicadamente ao refogado.

Escondidinho de batata-baroa com cogumelos

Ingredientes: 100g de batata baroa. 200g de cogumelos Paris. 50g de cebola. cebolinha picada à gosto. azeite. 1 dente de alho ralado. sal.

Modo de fazer: descasque e cozinhe a baroa na água. Quando estiver bem molinha, desligue o fogão, escorra a água e amasse deixando uma textura de purê e reserve. Em outra panela, doure o alho em um fio de azeite. Misture o purê de baroa e mexa bem. Coloque sal e cebolinha picada. Fatie os cogumelos Paris em lâminas finas e separe. Doure a cebola em um fio de azeite, acrescente o cogumelo e refogue. Acrescente sal. Montagem: Divida o purê em duas porções. Em uma tigelinha, use a primeira porção para fazer uma camada nas laterais e no fundo do recipiente. Recheie com cogumelos e use a segunda porção para cobrir. Leve ao forno 15 minutos, em forno já aquecido a 180 graus e sirva em seguida.

Pudins

Manga com frutas vermelhas

Ingredientes: 1 xícara de chá de manga cortada. 1 colher de chá de óleo de coco. 1/2 colher de chá de extrato de baunilha. 1 colher de chá de suco de limão. 1/2 colher de chá de raspas de limão. Stevia. 1/2 xícara de frutas vermelhas frescas ou congeladas. folhas de hortelã.

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes juntos, exceto as frutas vermelhas e a hortelã. Coloque na geladeira por pelo menos 2 horas. Coloque as frutas vermelhas por cima e coloque a hortelã por cima.

Banana com abacate

Ingredientes: 2 bananas. 1/2 avocado.

Modo de fazer: bater no liquidificador até ganhar consistência.

Melão

Ingredientes: 2 xícaras de chá de melão cortado, sem sementes. suco de 1 limão ou lima.

Modo de fazer: bater no liquidificador até ganhar consistência.