Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Desenvolvimento Turístico foi tema do Agenda Bahia 2013

Evento reuniu executivos, empresários, consultores para debater infraestrutura e ambiente pós-Copa

• 08/10/2013 às 20:17 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
"O soteropolitano começou a falar mal de Salvador". A observação do palestrante Ricardo Freire, foi um dos muitos pontos altos do primeiro debate do Agenda Bahia 2013, ocorrido hoje (8), e que recebeu cerca de 300 pessoas para discutir o tema Desenvolvimento Turístico - Muito Além da Copa. O evento que ocorreu no principal palco do mundial de futebol, em Salvador, - a Arena Fonte Nova, contou com nomes como Guilherme Paulus, presidente do grupo GJP Hotels & Resorts e do Conselho CVC, Domingos Leonelli, secretário estadual de turismo, Fábio Mota, secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo e Guilherme Bellintani, secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.
Evento reuniu diversos profissionais na quarta edição do Agenda Bahia, realizada na Arena Fonte Nova
O palestrante Ricardo Freire, publicitário e criador do site viajenaviagem.com, iniciou o ciclo do dia e pontuou a importância da Bahia no turismo brasileiro como um lugar privilegiado, uma vez que possui características que somente são vistas no estado. "Na Bahia, o turista pode encontrar história, vilarejos típicos da região e um lugar mágico chamado Chapada Diamantina, ainda pouco explorado em função da precariedade na locomoção, - falta vôo de Lençóis para a Chapada, por exemplo, mas a Bahia tem festa, música, cor, intensidade em um só lugar. Ela é única no país", pontuou. Sobre a capital baiana, o especialista falou sobre a carência de boas notícias lá fora e que muito disso vem do próprio soteropolitano. "Acredito que em função do recente histórico de abandono da cidade, a pessoas começaram a desacreditar do potencial de Salvador e disseminou isso para o resto do mundo", lamenta.
Para o segundo palestrante do dia, Guilherme Paulus, a palavra de ordem é otimismo com relação ao oportunidades que a indústria do turismo tem no Brasil, e em especial, na pós-Copa. "Os eventos esportivos favorecem a geração de negócios, geram empregos e os investimentos feitos agora, retornarão. Os grandes eventos se vendem sozinhos e o aumento de visitantes na cidade é inquestionável. Temos que acreditar nisso", disse. Paulus pontuou ainda que esses eventos mudam a cara de uma nação se bem aproveitados. "Na Alemanha, a Copa do Mundo mostrou um lado dos alemães que poucos conheciam, ou seja, que eles são alegres e sabem fazer festa. Que eles são felizes", e completou, "o povo, entretanto, precisa cobrar dos governantes que essa Copa seja realmente um sucesso e que os retornos positivos venham".
Domingos Leonelli, secretário estadual do Turismo, afirmou que as perspectivas para o futuro são as melhores. "Ao longo desses anos desenvolvemos diversas estratégias e implementamos várias ações para estimular o turismo, a exemplo da Stock Car, que temos um convênio pelos próximos cinco anos, o São João da Bahia, uma festa que é adorada pelos baianos e que ganhou novos investimentos, e outras ações, como o turismo etníco, o Espicha Verão e o Eno do Vinhos da Bacia do São Francisco têm o propósito de fortalecer o setor e atrair mais visitantes", explicou.
Atração de turistas - Um dos grandes desafios do Brasil, e portanto da Bahia, é equilibrar os valores que os brasileiros estão deixando lá fora, com o que os turistas deixam aqui. "A diferença entre o valores são enormes, cerca de 15 bilhões entre o que estamos gastando fora e o que estão investindo aqui", explixa Fábio Mota, secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo. De acordo com Mota, a solução para este problema é investir em infraestrutura e inclusão social. "Uma coisa puxa a outra. Não podemos esquecer de mensurar que quando estamos fazendo obras, geramos empregos em todas as suas etapas: do projeto à inauguração", explica.
Outro debatedor convidado, o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellitani, anunciou uma previsão de 111 milhões de orçamento médio para a pasta em 2014, ainda a ser encaminhada e aprovada na Câmara de Vereadores. "Esse orçamento é histórico. É a certeza de que o setor é prioridade para a atual prefeitura", destacou. O secretário anunciou a reestruturação e implementação de três equipamento culturais e turísticos: a Casa Iemanjá, Espaço Pierre Verger e o Espaço Caribé. "Estamos em diálogo também para reabrir os cinemas Excelsior, Jandaia e Pax. A intenção é requalificá-los em reconhecimento aos seus papéis culturais e históricos para a cidade", revelou. Bellitani pontuou outros pontos das ações na área de turismo, a exemplo da requalificação da Orla. "Já iniciamos o processo na Barra e seguirá passando pela Boca do Rio, com a reforma do Aeroclube. Vamos construir um shopping integrado ao parque para que a população possa reconhecer aquele espaço, como local de lazer e entretenimento. Os ajustes com o Ministério Público já estão em fase final", anunciou. O próximo encontro do Agenda Bahia 2013, está previsto para o dia 6 de novembro, na Federação da Industria e Comércio do Estado da Bahia (FIEB), quando será discutido o tema Desenvolvimento Regional e seus vários aspectos para o desenvolvimento mais sustentável da principal economia do Nordeste, a Bahia.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia