Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Designer dá dicas de decoração de mesas para o Dia das Mães

A ambientação é um fator importante na hora de receber e dá um toque de cuidado e atenção à refeição

• 07/05/2014 às 14:52 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
No segundo domingo de maio, todos os filhos buscam agradar suas mães. Um dos programas mais comuns para a data é fazer refeições em família, seja no café da manhã, no alomoço ou no jantar. Se o local escolhido for a casa de alguém, o agrado às mães pode ir além do cardápio. Decorar o ambiente e a mesa pode fazer com que elas se sintam ainda mais especiais.
Uma boa dica para escolher o tema da decoração é seguir as tendências de moda. É possível brincar com cores e estampas na hora de escolher acessórios como taças, guardanapos e sousplats. Estão em alta estampas xadrez, animal print e cores como vermelho, preto e branco. "Mas o mais importante é entender o estilo da sua mãe para montar uma mesa que ela se identifique e se apaixone, pois carinho e amor são segredos mais importantes na hora de receber", diz a designer de mesas Manuela Vilas Boas, que confecciona sousplats, guardanapos, porta guardanapos, trilhos de mesa e jogos americanos.
Mulheres mais clássicas e tradicionais costumam preferir cores mais sóbrias. "Tons de rosa, azul, bege e branco são uma boa escolha, como também os florais, podem dar um toque de estilo e beleza", explica Manuela. Já as mães de personalidade mais forte costumam valorizar cores mais alegres e estampas diferenciadas.
Arranjos de mesa também dão um toque de cuidado à mesa. O mais comum é usar flores na composição. A dica de Manuela pe usar flores do campo para dar sensação de alegria e lisianthus e astromélias para trazer leveza e frescor. "Outra dica importante é a de usar vasos mais baixos, para que todos possam conversar tranquilamente sem a interferência da decoração", diz a designer.
Taças, talheres e guardanaposAs taças devem ser posicionadas sempre acima do prato, do lado direito. Quem for servir vinho deve ficar atento à ordem: taça de vinho branco, tinto e no final as taças para água ou suco.
"Para organizar os talheres, vale lembrar que os garfos devem estar no lado esquerdo e as facas do lado direito e, se for servir sobremesa, os talheres menores devem estar acima do prato", diz Manuela. Os guardanapos podem ser posicionados tanto em cima do prato quanto ao lado esquerdo.
"Uma dica criativa é colocar dois guardanapos por convidado. Pode ser um liso e um estampado ou um jogo de cores. Para as mais ousadas também vale o mix de estampas, que está super em alta", sugere a especialista. Os guardanapos são montados com anéis, que também devem ornar com os demais elementos da mesa. Serviço: Manuela Vilas Boas Telefone: (71) 9976-0900 E-mail: manuelavbrios Instagram: @manuelavilasboas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia