Casamentos

Designer gráfica de Salvador dá dicas de como escolher o convite de casamento perfeito

Elane Maciel, que é especializa há 13 anos em convites, papelaria para eventos e personalização, conversou com o iBahia para esclarecer dúvidas dos noivos

Tainara Ferreira (tainara@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O convite é a primeira impressão que o convidado terá do grande dia dos noivos. Por isso, é preciso um cuidado especial para, além de bonito, ele seja informativo, retrate bem o perfil do casal e a proposta do evento. A criatividade e originalidade devem ser levadas a sério na hora da escolha.


Se você vai casar, saiba que um convite precisa ter, obrigatoriamente, os nomes dos noivos, data, horário e local da cerimônia. Ele deve ser enviado para os convidados entre 45 e 60 dias antes do evento. Para isso, se prepare aproximadamente seis meses antes da cerimônia para que todos os problemas e correções sejam feitas tranquilamente. Não é de bom tom ligar para os convidados ao invés de mandar convite.


Pensando em esclarecer as dúvidas dos noivinhos que estão para casar e não sabem como escolher um fornecedor ou o convite certo, a designer gráfica, Elane Maciel, que é especializa há 13 anos em convites, papelaria para eventos e personalização, conversou com o iBahia. Confira: 

Elane Maciel, que é especializa há 13 anos em convites, papelaria para eventos e personalização, conversou com o iBahia para esclarecer dúvidas dos noivos

iBahia: Quais são os modelos preferidos dos casais?

EM: O casamento já remete ao tradicional. Desde o século XII - ano em que a Igreja Católica começou a descrever a união em documentos oficiais - os casais celebram a união com cerimônias tradicionais e a maioria ainda optam por um convite que mantenha o estilo tradicional.


iBahia: O estilo do casamento ou decoração deve refletir na escolha do modelo do convite?

EM: Reflete, mas não precisa combinar. O convite é o primeiro contato do destinatário com o estilo da festa. É a partir dele que o convidado será orientado em como se vestir, dependendo do horário e local da festa. Isso também transmite o cuidado e carinho que o casal tem para os convidados.


iBahia: Quanto tempo antes do casamento os noivos devem procurar um design para escolherem o modelo do convite?

EM: De 1 ano a 6 meses antes do casamento. O casal deve saber que os seus convidados precisam se preparar para o grande dia. Principalmente aqueles que moram em outra cidade ou país.

Dois modelos de convite feito pela designer gráfica Elane Maciel

iBahia: O que os noivos devem prestar atenção ao contratar um fornecedor para fazer os convites?

EM: Acredito que existam 3 pontos fundamentais para fechar contrato com um fornecedor: Indicação; Visite o espaço (só assim conhecerá o portfólio); e Questione (pergunte tudo e não fique com dúvidas).iBahia: Você tem percebido que as versões clássicas estão perdendo espaço para as tendências?

EM: Tenho percebido que os casais tem buscado novos tipos de papéis, acabamento especiais, monogramas e brasões diferentes, mas em fugir do tradicional.

Plaquinhas personalizadas descrevendo o menu de comidas e bebidas no casamento também estão em alta

iBahia: Qual a principal dica para os noivos que ainda não sabem qual tipo de convite querem para seu casamento?

EM: A principal dica é visitar e conhecer o portfólio. O profissional especializado conseguirá nortear o casal de acordo com o comportamento para diversos estilos: clássico, irreverente ou criativos. O designer deve estar atento a atualidade, tendência e sempre prezar pelo estilo e produção para que tudo saia perfeito e retrate bem o perfil dos noivos.

Dois modelos de personalização especial para casamentos feitos por Elane