Tecnologia

Dez aplicativos gratuitos para ampliar e/ou testar conhecimentos

Na lista, é possível encontrar aplicativos para ler resumos de livros, melhorar habilidades de interpretação e velocidade cerebral, expandir os conhecimentos gerais e atuais, além de múltiplas outras possibilidades:

Vanessa Brunt, do Não Óbvio*
- Atualizada em
Indo dos jogos criativos até os cursos completos e dinâmicos de diversas áreas do conhecimento, existem aplicativos gratuitos para ampliar o vocabulário, melhorar a interpretação, agilizar o raciocínio, expandir os conhecimentos gerais e atuais e até ganhar certificados em profissões variadas. Existe até mesmo a possibilidade de ler livros em menos de 12 minutos. Quer saber como? Descubra os tesouros da nossa lista.

A melhor forma de expandir o conhecimento é lembrando que ele nunca está concluído. Repartir, discutir, incrementar, reformular e problematizar são alguns dos pontos imprescindíveis para que o saber seja, de fato, um jus ao “só sei que nada sei”, citado pelo filósofo Sócrates. As abordagens assim feitas podem parecer imensamente clichês, mas não ignorar triângulos pode ser o que falta para completar um retângulo.

Pensando em formas de ampliar conhecimentos diversos, o NÃO ÓBVIO trouxe uma lista com aplicativos que dão suportes para maiores aprendizados de formas leves e lúdicas.

Confira a lista de apps gratuitos que vão desde jogos criativos até cursos repletos de videoaulas. Na lista, é possível encontrar aplicativos para ler resumos de livros, melhorar habilidades de interpretação e velocidade cerebral, expandir os conhecimentos gerais e atuais, além de múltiplas outras possibilidades:

Pensando em formas de ampliar conhecimentos diversos, o NÃO ÓBVIO trouxe uma lista com aplicativos que dão suportes para maiores aprendizados de formas leves e lúdicas.

Confira a lista de apps gratuitos que vão desde jogos criativos até cursos repletos de videoaulas. Na lista, é possível encontrar aplicativos para ler resumos de livros, melhorar habilidades de interpretação e velocidade cerebral, expandir os conhecimentos gerais e atuais, além de múltiplas outras possibilidades:

1. 12 Minutos
O que ele oferece:
resumos em textos e áudios de livros diversos.
É claro que para absorver as mensagens de uma obra da melhor maneira, é necessário enxergá-la por inteiro. A escritora que aqui vos fala não poderia deixar de pontuar o quanto pode ser doloroso para um artista a leitura incompleta de um todo produzido. Mas é também inegável o quão existem imposições diárias que atrapalham o percurso e, na maior parte dos casos, no fim das contas, nem mesmo um fragmento da leitura acontece de fato.

Foi pensando nesta realidade corrida que foi criado o aplicativo 12 Minutos. Nele, é possível ouvir (em formato de audiobooks) ou ler obras completas de temas diversos, mas o destaque fica para os resumos que estão sempre disponíveis e são fáceis de escutar ou ler no caminho para o trabalho, no meio de uma faxina ou em variadas situações da pressa diária.

Os chamados de microbooks capturam os conselhos acionáveis de cada obra. Ou seja, se um livro trata, por exemplo, de desenvolvimento profissional, o resumo de poucos minutos vai trazer os tópicos principais sobre “como posso aplicar isso na minha vida ou no meu trabalho?”.

E, para quem deseja absorver a base dos conteúdos de livros variados, não é necessário trocar a qualidade pela quantidade. Afinal, ainda é possível depois, em uma fase mais repleta de calmaria, fazer a leitura total no mesmo aplicativo. O bacana é que mesmo nas leituras completas, o próprio aplicativo deixa em destaque as ideias-chave das obras.

É totalmente gratuito? É possível fazer o cadastro para ganhar 3 dias de acesso ilimitado. O 12 Minutos vai indicar melhores microbooks de acordo com seus interesses. Uma vez que o período de testes acabar, o usuário pode assinar o pacote anual – com conteúdo ilimitado – ou continuar utilizando os conteúdos gratuitos, que prosseguem com ao menos uma leitura liberada por dia mesmo após o período finalizado.

Dica extra: para quem quer encontrar mais opções de audiobooks, outro aplicativo que os traz de forma completa é o Audiolivros HQ.

O aplicativo está disponível para iOS e Android. Disponível em português.

2. EduK
O que ele oferece:
cursos com videoaulas de diversas áreas.
Imagine ter, com fácil acesso no seu celular, uma plataforma de cursos online para aprender a qualquer momento do dia. De quebra, ainda é possível ir para além da sua área e ganhar conhecimento extra em várias outras. Tudo isso acontece no aplicativo EduK, que mistura diferentes temas e traz profissionais renomados para dar videoaulas sobre o que o usuário deseja aprender.

São mais de 1.600 cursos e tutoriais com aulas práticas e materiais complementares para download, além de certificados reconhecidos em todo país. Cursos de Gastronomia, Confeitaria, Artesanato, Fotografia, Beleza, Moda e Negócios são somente algumas das possibilidades.

Como o aplicativo é brasileiro, os profissionais de ensino também falam a língua brasileira e não transmitem dificuldades para quem não tem conhecimento de outros idiomas.

É totalmente gratuito? O aplicativo transmite reprises gratuitas para todos os usuários de segunda a sexta-feira, a partir das 14h. Também existem, porém, as transmissões exclusivas feitas somente para os assinantes, que acontecem nos mesmos horários. É possível experimentar o conteúdo dos assinantes por sete dias gratuitamente. Apesar dos benefícios para todos, os certificados e materiais complementares são benefícios exclusivos dos assinantes.

Dica extra: um aplicativo semelhante é o da PrimeCursos (que também disponibiliza as aulas no site). O projeto trabalha com ensino a distância e tem milhões de alunos no Brasil e no exterior. No aplicativo, você conta com mais de 170 cursos gratuitos, também envolvendo diversas áreas do conhecimento, como Comércio, Direito, SEO, Saúde, Comunicação, Administração, Música e outros.

O aplicativo está disponível para iOS e Android. Disponível em português.

3. Words Of Wonders (WOW)
O que ele testa:
vocabulário.
Words of Wonders: Sopa de Letras é um aplicativo que testa seu vocabulário ao mesmo tempo em que permite a diversão de um jogo com diversos níveis. Ele funciona como um caça palavras, porém as únicas dicas deixadas são as letras disponíveis a cada partida.

Palavras que utilizam de todas as letras demonstradas ou apenas de algumas delas são os desafios deixados. É bom lembrar, porém, que as palavras podem ser verbos ou uma expressão com acento (o que não aparece nas letras, logo, um exemplo seria a palavra avo, sem acento no jogo).

Como usuária fiel do aplicativo, a jornalista que vos fala não poderia deixar de afirmar que é difícil não viciar na brincadeira. Por vezes, parece que não há mais palavra possível para completar o quebra-cabeça e, no desfecho da história, na maior parte dos casos são junções simples que “estavam na cara”.

Também existem, porém, as palavras mais complexas, que relembram vocabulários menos utilizados no cotidiano e podem expandir os conhecimentos.

Outro ponto útil do jogo é que ele pode servir, ainda, para testar o inglês, já que apesar de existir com o vocabulário totalmente em português, pode ser também baixado na sua versão em outros idiomas.

É totalmente gratuito? O aplicativo é totalmente gratuito e permite compras dentro dele para quem deseja receber dicas extras sobre as palavras (mas as dicas também podem ser recebidas com pontos acumulados – sem gastos – dentro do próprio jogo).

O aplicativo está disponível para iOS e Android. Disponível em português.

4. Udemy
O que ele oferece:
videoaulas em português para aprender mais sobre diferentes áreas.
Semelhante ao EduK (indicado acima), a Udemy, conhecida como “o Uber do ensino” tem como diferencial ser uma plataforma global de aulas online, com cursos em diversas línguas e com profissionais de diferentes cantos do mundo. A marca é sediada em São Francisco, na Califória (EUA) e traz mais de 80 mil cursos em vídeo.

Com conteúdo que pode ser acessado pelo computador/laptop, dispositivos móveis e agora também na TV, a Udemy já oferece mais de 600 cursos em português, exclusivamente desenvolvidos para o Brasil.

As áreas de ensino são diversas e curiosas. O app disponibiliza mais de 2.000 temas, como, por exemplo: Produção para Cinema Independente, Apresentações de Impacto, TI e Desenvolvimento Pessoal.

É possível baixar os cursos para assistir offline e fazer perguntas aos outros alunos e instrutores. Também é possível personalizar a experiência de aprendizado com controles de velocidade e legendas.

Uma vantagem do aplicativo é o aprendizado coletivo. “Produzimos os conteúdos pensando firmemente na possibilidade do usuário assistir às aulas estudando com mais alguém. Um casal pode fazer, por exemplo, um curso de fotografia juntos. Ou, ainda, pais podem fazer com seus filhos um curso sobre astronomia, matemática, ou qualquer outro tema, de modo interativo e confortável”, afirma Sérgio Agudo, Diretor da Udemy para o mercado brasileiro.

É totalmente gratuito?
O aplicativo é totalmente gratuito, apesar de disponibilizar também opções de cursos pagos dentro do sistema.

Dica extra: um aplicativo semelhante e totalmente em português é O Curso de Bolso, que reúne mais de 100 áreas do conhecimento. Muitos cursos estão disponíveis gratuitamente, mas há também os que são pagos. No app, existem áudios, vídeos e fotos para oferecer uma experiência mais ampla de aprendizado.

O aplicativo está disponível para iOS e Android. | Acesse também o site. Disponível em português.

5. QuizUP
O que ele testa:
conhecimentos gerais + cultura pop e geek.
Capitais do mundo, filmes, séries, variedades, ciência, política brasileira, geografia, história, arte, jogos, negócios, literatura, estilo de vida, música, esporte, TV, educação, natureza, religião, ficção científica, comida. O QuizUP, com certeza, é um dos aplicativos de perguntas e respostas com o maior número de temas.

Com perguntas criativas que atualizam o usuário sobre acontecimentos mundiais, por exemplo, o Quiz traz, ainda, alguns temas mais específicos, como Harry Potter, Bíblia, O Hobbit, Stephen King, Star Wars, Beatles, Game of Thrones, Lost, esportes específicos e músicos. É possível, portanto, ainda descobrir dicas de novas artes ao jogar.

No QuizUP também é possível que os usuários “batalhem” entre si na categoria de própria escolha. Para escolher, inclusive, eles podem conversar em uma área de bate-papo do próprio aplicativo.

É totalmente gratuito? O jogo é gratuito, mas o usuário pode optar por pagar por alguns itens extras, a exemplo da retirada das publicidades inclusas.

O aplicativo está disponível para iOS e Android. Disponível em português.

6. Coursera
O que ele oferece:
cursos em vídeos ou com materiais de leitura (feitos por renomadas universidades) para aprender mais sobre diferentes áreas.
Uma das mais prestigiadas plataformas de ensino à distância do mundo, a Coursera, ganhou também o seu aplicativo oficial. Com ele, o usuário pode acessar pelo menos boa parte dos cursos de nível universitários oferecidos pela plataforma, assim como se inscrever em aulas gratuitas.

As aulas são fornecidas por mais de 100 renomadas instituições de ensino de várias partes do mundo, com destaque para universidades norte-americanas. Os cursos (que são mais de 2.600) são preparados e ensinados por especialistas das universidades de Stanford e Penn, do Google, da Autodesk, entre outros 150 nomes de destaque.

É possível assistir às videoaulas com legendas ou acessar cursos no idioma original. Entre eles, há matérias desenvolvidas em línguas como espanhol, francês e russo. Além das possibilidades dentre os idiomas, o usuário pode baixar videoaulas para visualizá-las de maneira off-line, acessar o conteúdo em andamento ou até mesmo verificar matérias já concluídas.

Além das produções audiovisuais, os cursos ainda contam com materiais de leitura, questionários e outras possibilidades para o usuário testar e ampliar os conhecimentos.

É totalmente gratuito?
O Coursera oferece aprendizagem acessível com opções pagas e gratuitas, ambas com materiais de leitura e videoaulas. Os cursos pagos desbloqueiam questionários e projetos para testar as habilidades e fornecer certificados.

O aplicativo está disponível para iOS e Android. | Acesse também o site. Disponível em português.

7. Perguntados
O que ele testa:
conhecimentos gerais.
Semelhante ao QuizUP (indicado acima), o jogo Perguntados é um aplicativo de perguntas e respostas que foca nos conhecimentos gerais, dando suportes para testar os saberes dos usuários e acrescentá-los simultaneamente.

A diferença do aplicativo está nas categorias, que são mais focadas em áreas específicas do conhecimento, como Ciência (que mescla matemática, física, biologia e outros), Esportes, Artes, Geografia, História e Entretenimento.

Outra diferença está no tempo corrido para pensar na resposta. Para cada pergunta serão apresentadas quatro alternativas de respostas, dando ao jogador meio minuto para tentar o acerto em cada. Ao errar algum resultado, a resposta correta é indicada automaticamente. O mais bacana é que as questões são constantemente atualizadas, englobando assim quesitos que requerem informações mais recentes e/ou outros que necessitam de apanhados históricos.

Na parte de Artes são inclusas dicas de filmes e afins, podendo gerar interesses para novos aprofundamentos. É possível jogar o app com outras pessoas conectadas e/ou com alguém que esteja pessoalmente por perto.

Na parte de “Fábrica de Perguntas”, o usuário pode sugerir uma nova questão a ser incrementada no jogo. O praticante é capaz de escolher entre a categoria global ou regional, escrever a pergunta e as quatro sugestões de respostas para que a ideia seja avaliada e inserida no aplicativo.

São mais de 20 idiomas disponíveis para jogar, com português (do Brasil) incluso. Na área do bate-papo, é possível conversar com os oponentes. Diversas outras opções extras fazem parte do funcionamento.

É totalmente gratuito? O jogo é gratuito, mas o usuário pode optar por pagar por alguns itens extras, a exemplo da retirada das publicidades inclusas.

O aplicativo está disponível para iOS e Android. Disponível em português.

8. Mind Games – Jogos Mentais
O que ele testa:
atenção, memória, flexibilidade mental e conhecimentos (com enfoque nos matemáticos).
Se você anda muito desconcentrado ou precisando melhorar sua memória, o Mind Games pode ser o aplicativo mais recomendado. Ele trabalha com muitos conteúdos visuais, desafios cronometrados e desafios que exigem o reconhecimento de padrões.

Feito para ser atrativo quando o assunto é ginástica cerebral, com o aplicativo é possível testar habilidades de memória, com desafios que colocam em prática o raciocínio lógico, velocidade e precisão. São exercícios que exigem atenção e, por isso, são eficazes para o treinamento mental.

O aplicativo não reúne apenas um, mas sim mais de duas dúzias de jogos de treino mental. Todos os jogos incluem o seu histórico de pontuações e um gráfico com a sua evolução. A lista de jogos mostra um resumo daqueles em que tem melhor desempenho e a pontuação do dia para todos os jogos.

Através de alguns princípios de padronização de testes, a pontuação também é convertida numa escala comparativa, para que perceba onde precisa de mais treino para se superar.

É totalmente gratuito? O jogo é gratuito, mas o usuário pode optar por pagar por alguns itens extras, a exemplo da retirada das publicidades inclusas. | Existe, ainda, a possibilidade de atualizar o jogo e baixar a versão Pro, com outras atualizações.

O aplicativo está disponível para iOS e Android. Disponível em português.

9. Semper
O que ele oferece:
exercícios para testar diversas áreas do conhecimento.
O Semper possibilita aos usuários que testes conhecimentos e aprendam qualquer coisa apenas desbloqueando a tela do celular. A cada desbloqueio, pode vir uma pergunta ou exercício rápido. Basta deslizar a resposta correta para desbloquear o telefone ou abrir o aplicativo e, obviamente, existe a possibilidade de ignorar a pergunta caso esteja com pressa.

Ainda é possível não ter a opção vinculada aos desbloqueios, mas fazer os testes somente ao abrir o aplicativo que, com diversos jogos inclusos, traz a visualização de um quebra-cabeça de idiomas e exercícios matemáticos, de conhecimentos gerais, entre outras possibilidade de interação.

O aplicativo traz treinos de vocabulários, otimização de suas habilidades matemáticas e novos conhecimentos, incluindo o método de micro aprendizado sem esforço, a escolha entre 51 idiomas estrangeiros e pacote com curiosidades.

O app ainda disponibiliza estatísticas personalizadas para que o usuário acompanhe o próprio desenvolvimento.

É totalmente gratuito? O jogo é gratuito, mas o usuário pode optar por pagar por alguns itens extras.

O aplicativo está disponível somente para Android. Disponível em português.

10. Politize

O quanto você sabe sobre partidos políticos? Legislação? História do Brasil?
O Politize! é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é levar, justamente, as respostas vinculadas a tais temas.
Com a intenção de tornar a educação política algo mais fácil, descontraído e sem vinculações político-partidários a qualquer pessoa, o aplicativo visa criar uma nova forma da cultura política no Brasil, baseada no respeito, no compromisso e na colaboração.

O portal de conteúdo tem três pilares editoriais:
1. Clareza: produzir conteúdo de forma clara, fácil e em linguagem acessível;
2. Experiência: proporcionar experiências significativas e divertidas;
3. Pluralidade: trazer diferentes olhares sobre diferentes temas.

Como uma extensão do aplicativo informativo, existe ainda o app Politiquiz, feito com perguntas para testar os conhecimentos do usuário sobre política e cidadania.

É totalmente gratuito? O jogo é totalmente gratuito.

O aplicativo Politize! está disponível somente para Android, mas tem uma versão em podcasts para iOS. | O aplicativo PolitiQuiz está disponível para iOS.
Disponíveis em português.

*Conteúdo em parceria com o site Não Óbvio