Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Dez dicas para economizar combustível ao dirigir

Você pode botar em prática no seu dia a dia para gastar menos com reabastecimento

Redação iBahia • 25/08/2020 às 21:35 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A alta nos preços dos combustíveis é uma dor de cabeça para os brasileiros. Muitos, inclusive, têm procurado abrir mão de andar de carro próprio e preferido usar transporte público ou aplicativos de motorista particular. Uma outra parcela, no entanto, prefere encarar o dia a dia com o veículo próprio.

Apesar o alto custo que o combustível dá no bolso, é possível economizar no dia a dia. Preferir carros que consomem menos é uma opção, mas os que não podem trocar de carro agora tem recursos para fazer umas economias enquanto dirige. Veja dez dicas para economizar combustível.

Leia mais:

1- Evite acelerações e frenagens bruscas. Se precisar parar lá na frente, tire o pé do acelerador com antecedência.

2- Não estique as marchas sem necessidade ao acelerar. Procure fazer as trocas em rotação adequada. Automóveis modernos têm um indicador — normalmente uma luz piscante, chamada "shift light" — que informa o momento mais econômico para a troca de marcha. Fique de olho nela.

3- Em rodovias, utilize a sexta marcha, caso seu carro tenha esse recurso.

4- Configure o computador de bordo do carro para mostrar o consumo imediato ou médio de combustível. Assim, você poderá ajustar sua maneira de dirigir e conduzir o veículo de forma mais econômica.

5- Use o ar-condicionado em estradas. Com as janelas bem fechadas, a aerodinâmica melhora e, consequentemente, o consumo de combustível cai.

6- Faça revisões e manutenções preventivas no carro. Verifique especialmente o estado das velas, da injeção eletrônica e do filtro de ar — sujo, ele eleva o consumo de combustível, e, por isso, deve ser substituído a cada dez mil quilômetros rodados, em média.

7- Calibre os pneus uma vez por semana para mantê-los com a pressão correta. Os pneus devem estar frios no momento da calibragem.

8- Retire objetos desnecessários do porta-malas. Fazer o carro levar mais peso aumenta o consumo de combustível.

9- Abasteça em postos confiáveis ou conhecidos, para evitar comprar combustível adulterado. E não se preocupe em dar preferência à gasolina aditivada: com gasolina comum, que é mais barata, os carros têm o mesmo rendimento.

10- Dirija em ritmo um pouco mais lento que o usual, sobretudo nas velocidades acima de 100km/h.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias