Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Dia da Cachaça: conheça quatro sobremesas que levam pinga

Cheesecake de abóbora, doce de banana flambado, geleinha de cachaça e pudim de caipirinha são doces "bêbados" com a "marvada"

Redação iBahia • 13/09/2020 às 15:31 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Existem muitas maneiras de apreciar uma boa cachaça. Cozinhar com a bebida talvez seja uma das menos conhecidas. Mas nem é tão incomum assim. Por conta do teor alcoólico alto (38% a 48%), a pinga é perfeita para pratos flambados — a linguiça aperitivo "encachaçada" é um clássico.

Aproveitando o ensejo do Dia da Cachaça nesta quinta, pedimos a chefs para dividir seus melhores pratos com a bebida como ingrediente. Para fugir do lugar comum, selecionamos apenas doces "embriagados" com a aguardente de cana, orgulho líquido do Brasil. Confira as quatro opções abaixo.

CHEESECAKE DE ABÓBORA

Ingredientes da massa:

100g de farinha de trigo

62g de açúcar mascavo

50g de farinha de amêndoas

76g de manteiga

Preparo da massa:

Com a manteiga em pomada (consistente mas fora da geladeira, já amolecida), misturar todos os ingredientes. Assar a 175 graus durante 12 minutos.

Ingredientes da calda:

250g de açúcar

100g de creme de leite

80ml de cachaça

200ml de água

Preparo da calda:

Misturar o açúcar com 150g de água e levar ao fogo até obter um caramelo. Adicionar o creme de leite em fogo baixo durante alguns minutos até as bolhas desaparecerem. Então, acrescentar o restante de água e a cachaça.

Ingredientes do recheio:

486g de cream cheese

1 fava de baunilha

9g de canela

245g de açúcar refinado

400g de purê de abóbora (cozida e processada)

200g de gemas

60g de claras

Preparo do recheio:

Misturar bem o açúcar, as claras e as gemas. Adicionar os demais ingredientes até formar uma mistura homogênea. Peneirar a mistura e colocar na forma com a base já pré-assada. Assar por 35 minutos, a 140 graus.

Ingredientes do doce de abóbora:

400g de purê de abóbora

200g de açúcar

Pitada de canela

Preparo do doce de abóbora:
Juntar todos ingredientes e cozinhar em fogo baixo até engrossar.
60g de coco
100ml de água
100g de açúcar

Preparo do coco crocante:
Cortar o coco em lâminas finas com a mandolina, deixar descansar por 12 horas em uma mistura de mesma proporção de água e açúcar. Assar a 150 graus até ficar crocante.

Ingredientes do crumble:
200g farinha de trigo

75g de nozes

100g de açúcar refinado

1g de sal

125g de manteiga

75g de gemas


Preparo do crumble:
Misturar todos ingredientes e assar a 160 graus por aproximadamente 20 minutos. Mexer a mistura várias vezes para não queimar as bordas

Montagem:

No centro do prato, colocar o doce de abóbora e dividir uma colher para criar um vale para o cheesecake. Acomodar a torta e decorar com as lâminas de coco. Regar com a calda de cachaça. Ao lado, servir o crumble e, se quiser incrementar mais, com sorvete de coco ou doce de leite.

PUDIM DE CAIPIRINHA

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 latas de leite integral

8 ovos inteiros

4 gemas

1 fava de baunilha

1 kg de açúcar refinado

1 kg de rapadura

300ml de água

500ml de suco de limão

50ml de cachaça

Preparo:
Fazer o caramelo derretendo o açúcar e a rapadura em fogo baixo com algumas gotas de limão. Depois que atingir o ponto de caramelo, colocar o resto do suco de limão. Acrescentar a água e deixar ferver até apurar. Deixar esfriar. Uma vez frio, colocar o caramelo nas forminhas e reservar. Misturar, em um bowl, o leite, o leite condensado, os ovos e gemas e a baunilha. Deixar essa massa descansar uma hora para sair as bolhas de ar. Colocar o pudim nas forminhas preparadas e cobrir com papel alumínio cada uma. Assar em banho maria a 150 graus por 110 minutos. Testar com um palito para ver se o pudim está firme e sequinho. Retirar do forno, da forma com água e deixar esfriar. Guardar na geladeira e, na hora de servir, usar um borrifador para cobrir os pudins com cachaça.

DOCE DE BANANA FLAMBADO
Ingredientes:

12 bananas d’água

500g de açúcar refinado

300ml de água

6 cravos

2 paus de canela

20 sementes de cardamomo

200ml de cachaça

Preparo:
Cortar as bananas em rodelas largas, para não desmanchar muito. Colocar numa panela grande, arrumadinhas no fundo. Com a panela em fogo baixo, acrescentar a água. Salpicar o açúcar em cima, sem mexer. Conforme a água for fervendo, o açúcar vai derreter. Acrescentar as especiarias e deixar em fogo baixo. Quando a banana ficar dourada, pode começar a mexer. Deixar encorpar e desligar o fogo. Quando esfriar, jogar a cachaça e acender um fósforo para pegar fogo. Faça esse flambado com muito cuidado, sem se aproximar das chamas. Sirva com queijo.

GELEINHA DE CACHAÇA

Ingredientes:
4 envelopes de gelatina vermelha sem sabor

2 envelopes de gelatina incolor sem sabor

2 e 1/2 xícaras (chá) de água

1 kg de açúcar comum

1 xícara (chá) de cachaça

óleo pra untar

açúcar comum pra polvilhar

Preparo:
Colocar todas as gelatinas numa tigelinha com 1/2 xícara de água e deixar repousar por 5 minutos. Enquanto isso, ferver 1 xícara de água. Regar a gelatina com a água fervente, mexer com um batedor de arame até dissolver completamente e transferir para uma panela grande e larga. Juntar a xícara de água restante, o quilo de açúcar, a cachaça e mexer sem parar até dissolver e ferver. Parar de mexer, diminuir o fogo e cozinhar por mais ou menos 1h, até engrossar bastante e surgirem bolhas grandes (a geleia sobe bastante, mas só transbordará se a panela for pequena). Untar uma assadeira de uns 22x18 cm com óleo. Despejar a geleia fervente na assadeira. Não raspe e descarte a calda que permanecer nas paredes e na base da panela. Deixar a geleia repousar de 6 a 12 horas fora da geladeira. Depois, desenformar a placa do doce sobre uma superfície polvilhada com bastante açúcar. Polvilhar com açúcar as lâminas da tesoura e cortar em tiras e, a seguir, em cubos. Rolar os cubos no açúcar e deixar repousar em temperatura ambiente e sem cobrir por mais umas 3 horas. Quando as geleinhas estiverem bem secas por fora, transferir para um pote, fechar e guardar fora da geladeira por até 3 dias.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia