Saúde

Dia da Mulher: nutricionista explica o que o corpo feminino precisa em cada fase da vida

Vale lembrar que uma alimentação balanceada depende diretamente das escolhas nutricionais para cada refeição

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a nutricionista  Cyntia Maureen, consultora da Superbom, listou as necessidades nutricionais do organismo feminino em todas as fases da vida - infância, adolescência, adulta e 3ª idade. Vale lembrar que uma alimentação balanceada depende diretamente das escolhas nutricionais para cada refeição.

Foto: reprodução /  marilyna - Istock Photo
1- Infância: depois do aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, as crianças precisam de alimentos que tenham, principalmente, ferro, zinco, vitaminas C, A e D. “O ferro, por exemplo, ajuda na formação do cérebro e suas funções neuromotoras. Enquanto as demais vitaminas ajudam na absorção do ferro, no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde dos ossos, respectivamente”, esclarece. Frutas variadas, legumes, feijões, grão de bico e banho de sol também são recomendados.  
 
2- Adolescência:
 nesta fase, a especialista explica que os hábitos alimentares saudáveis devem incluir muitos alimentos que tenham vitaminas do complexo B, ferro e zinco, para reporem a possível perda de nutrientes com a menstruação e dar mais energia para as jovens durante as atividades. É importante basear a alimentação em alimentos de verdade, evitando fast foods e aumentando o consumos dos alimentos naturais e castanhas.  

3- Adulta: durante a vida adulta nutrientes como vitamina A, C e ácidos graxos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo organismo, são importantes porque regulam as variações hormonais, ansiedade e inchaço, considerados os sintomas mais comuns da TPM. Quanto mais colorida de vegetais e frutas, maior será a quantidade de antioxidantes ingeridos, favorecendo a saúde das células e evitando o envelhecimento precoce delas.

4- Terceira idade: com a chegada da menopausa a mulher passa por muitas transformações hormonais e fica mais suscetível a desenvolvimento de problemas como câncer de mama e no sistema reprodutor. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em isoflavona, substância com um efeito parecido ao estrogênio no organismo feminino, além da vitamina E, que ajuda a minimizar as ondas de calor típicas da menopausa.