Dia das Mães

Dia das mães: como dar o presente dos sonhos sem comprometer o orçamento

Para este período, é preciso organizar as finanças; veja dicas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Apesar de ser considerada uma das melhores datas para o comércio, o Dia das Mães também é motivo de preocupação: muitos brasileiros não têm educação financeira para passar por essa data sem gastar mais do que as finanças permitem. Os que não se planejaram tendem a comprar algo por impulso, de última hora, e acabam comprometendo as finanças.

Para este período, é preciso organizar as finanças. “A intenção de dar o melhor para as mães é válida e compreensível, mas deve ser colocada em prática de maneira planejada. O segundo domingo de maio é uma data que é comemorada todos os anos, por isso, pode – e deve – constar no orçamento prévio, assim como qualquer outra data comemorativa que venha acompanhada de um gasto”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e autor do livro Eu mereço ter dinheiro!, Reinaldo Domingos. E, para acertar no presente, a dica é que os filhos procurem saber quais são os verdadeiros sonhos de sua mãe.

Se ela tiver um sonho material, cuja realização dependa de dinheiro, os filhos podem presentear ou ajudá-la a conquistar, juntando uma quantia inicial para que ela complete com o valor necessário e então realize. Esta iniciativa pode reacender a esperança da mãe em fazer uma viagem, comprar um carro ou uma casa, por exemplo.

Após ponderar sobre os sonhos de sua mãe, os filhos precisam olhar para a sua própria situação financeira. Aqueles que fizeram uma reserva para a ocasião devem valorizar seu dinheiro, fazer pesquisas e buscar descontos. Aos que não pouparam dinheiro para a data, a orientação é investir em um presente simbólico, com valor emocional, que remeta ao sonho.

Caso a quantia disponível não seja suficiente, uma dica é presentear a mãe com um gesto que demonstre sentimentos, como passar um tempo juntos em um lugar especial. “Dia das Mães é momento de estar próximo à família. O presente mais importante é dizer a ela o quanto a ama e desejar muita saúde física e espiritual, acima de tudo”, lembra Domingos.

Aos que estão em situação de endividamento extremo e até inadimplência, o educador financeiro aconselha presentear a mãe gastando o mínimo necessário, para não aprofundar as dívidas, e se organizar ao longo do ano para realizar seus sonhos e os sonhos das pessoas que lhe são próximas.