Educação

Dia do vestibulando (24): Confira 10 dicas para se dar bem nas provas

O iBahia conversou com uma psicóloga especializada em orientação profissional e ela deu algumas dicas sobre rotina de estudo e de como se preparar para se dar bem no Enem e nos outros vestibulares

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

As provas do Enem só serão realizadas nos dias 05 e 12 de novembro, mas quem quer garantir uma vaga na universidade tem que se preparar desde já. 

Em homenagem ao dia do vestibulando, comemorado nesta quarta-feira (24), o iBahia conversou com Camila Miranda, psicóloga especializada em orientação profissional. Ela deu algumas dicas sobre rotina de estudo e de como se preparar para se dar bem no Enem e nos outros vestibulares!

1 – Crie uma rotina de estudo

De acordo com Camila, é muito importante que o estudante tenha uma rotina de estudos, pois ele adquire uma perspectiva de desenvolvimento nos assuntos, além de estabelecer um compromisso consigo próprio. “É preciso que se estabeleça também momentos de descanso e intervalos para alimentação”, afirma.

2 – Descubra qual é o melhor método de estudo para você

Para a psicóloga, descobrir o seu método de estudo é a melhor forma de aprender. “Se você for uma pessoa mais visual, faça resumos e esquemas coloridos. Se for uma pessoa mais auditiva, ela deve gravar e ouvir as aulas. Tem pessoas também que estudam melhor em grupo, com colegas e amigos”.

3 – Sempre tire suas dúvidas

“Sempre pergunte o que você não sabe, sempre procure uma resposta para as suas dúvidas diante dos assuntos, não tenha vergonha de perguntar”, afirma Camila.

4 – Tenha uma motivação para estudar, saiba qual curso irá escolher

De acordo com a psicóloga, ter uma proposta para a vida e saber a profissão que quer exercer, faz com o vestibulando tenha uma motivação maior para estudar. “Se ele ainda não souber qual curso irá cursar, é recomendável que ele procure uma ajuda profissional”, explica.

5 – Uma boa noite de sono é essencial

Segundo Camila, ter uma boa noite de sono é essencial para a consolidação da memória a longo prazo, aquela que é utilizada para absorver os assuntos estudados durante o dia. “Ou seja, não adianta virar a noite estudando, pois o seu cérebro precisa de descanso para processar as informações”. 


6 – Combata a ansiedade com a respiração

De acordo com a psicóloga, respirar profundamente com o diafragma ajuda a conter a ansiedade e o nervosismo. “Inspire profundamente e devagar por três segundos e em seguia expire por três segundos.  Repita algumas vezes este exercício”, explica.


7 -  Mantenha as atividades de lazer e os exercícios físicos 

Durante o período de estudos, procure manter as atividades de lazer e os exercícios físicos que costuma fazer. “O corpo precisa estar disposto e com mais energia, possui mais facilidade de aprendizado”, conta a psicóloga. 


8 – Não estude no dia anterior ao exame

“Desacelere, divirta-se durante o dia, tenha uma alimentação leve e equilibrada e procure ter uma noite de sono tranquila”. Essa são as dicas de Camila Miranda


9 – Procure saber onde fica o local do exame

Vá no local antes da prova, procure saber onde fica o portão, quanto tempo leva para chegar ao lugar onde irá fazer a prova. “Conhecer o local onde irá realizar o exame significa ter uma ansiedade a menos”, explica Camila. 


10 – O dia da prova

Segundo a psicóloga, ao receber a prova respire, preencha o cabeçalho, leia as instruções com calma. “Deixe as perguntas mais difíceis, assim você gerencia o tempo de forma mais efetiva. Focar no difícil só aumentará a ansiedade e gerará cansaço mental. O aumento do nível da ansiedade poderá trazer consigo o pensamento e sentimento de ‘não vou conseguir’”.