Sustentabilidade

Dia Mundial da Limpeza é comemorado com programação especial em Salvador; confira

Boa Viagem, Jardim de Alah e São Tomé de Paripe estão na lista dos bairros com ações voluntárias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O World Clean Up Day ou Dia Mundial da Limpeza será celebrado no próximo sábado (18) e uma programação especial foi montada em comemoração da data. As ações receberam o apoio da Prefeitura de Salvador e outras entidades. Confira:  

A partir das 9h, na praia de Boa Viagem, a Limpurb, juntamente com os projetos Ocean Care BR, Green Ideas e o Instituto Limpa Brasil, integra a Parada Sustentável. A ação vai arrecadar garrafas pet e orientar os visitantes sobre os danos que o descarte de plásticos causa nos oceanos.

Além da Boa Viagem, a praia de Jardim de Alah e Praia Grande, em Ilha de Maré, também serão contempladas com mutirões de limpeza. Ainda no sábado, será iniciado o processo de renovação e instalação de novas papeleiras em toda a orla de Salvador.



Também a partir deste sábado (18) e até o próximo dia 24, das 8h às 20h, a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a Limpurb participam da 2° edição do “Braskem Recicla: tudo se transforma, nada se desperdiça”.

Nesse período, a população poderá entregar resíduos, como embalagens plásticas, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro, no sistema drive-thru, montado na Avenida Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados

Para participar, os interessados devem separar e higienizar os materiais e entregar no drive-thru. Além disso, um sistema de coleta porta a porta com triciclo irá percorrer os estabelecimentos comerciais e residências localizados em um raio de 1km do drive-thru, coletando resíduos recicláveis. A expectativa é de que sejam recolhidas duas toneladas de materiais, gerando R$10 mil em renda para os cooperados da Cooperguary, sediada em Periperi.

São Tomé de Paripe
A Campanha “O mar não está para plástico” acontece em São Tomé de Paripe neste sábado, às 8h. A ação de coleta de lixo é idealizada pela ONG Rede Viva Mar Vivo e  conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). 

O ponto de encontro será montado em frente ao Cerimonial Villa do Mar. No local serão montados toldos com infraestrutura para suporte aos voluntários, com água e equipamentos para a coleta (luvas, coletes e baldes). Serão seguidos todos os protocolos de saúde, limpeza, higiene e segurança para prevenção ao novo coronavírus. Os participantes devem levar sua garrafa ou caneca para beber água. 

Os interessados em se voluntariar para a ação devem se inscrever, preenchendo o formulário online  ou indo diretamente ao local.