Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Diabetes aumenta risco de câncer em mulheres, diz pesquisa

Aumento da glicose no sangue pode ter efeitos causadores de câncer, levando a modificações no DNA

Redação iBahia • 27/07/2018 às 9:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A chance de quem tem diabetes de desenvolver câncer é elevada. Essa conclusão é de uma pesquisa do Instituto George para Saúde Global que envolveu quase 20 milhões de pessoas.
De acordo com os estudiosos, a doença traz ainda maior perigo para as mulheres, especialmente para a leucemia, câncer de estômago, boca e rim. Esses resultados foram publicados na Revista da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, a Diabetologia, e destacam a necessidade de mais pesquisas sobre o papel da doença no desenvolvimento do câncer. “A ligação entre o diabetes e o risco de desenvolver câncer está agora fortemente estabelecida. Nós também demonstramos pela primeira vez que as mulheres diabéticas são mais propensas a desenvolver qualquer tipo de câncer, principalmente os cânceres renais, orais e estomacais e leucemia”, disse Toshiaki Ohkuma, autor principal do estudo – que analisou dados de 47 países como EUA, Japão, Austrália, China e Reino Unido.
“O número de pessoas com diabetes dobrou mundialmente nos últimos 30 anos, mas ainda temos muito a aprender sobre a doença – e principalmente como ela afeta homens e mulheres de maneiras diferentes”, reforça Toshiaki. A pesquisa conclui que as mulheres diabéticas eram 27% mais propensas a desenvolverem câncer do que as mulheres sem a condição. Para os homens, o risco foi 19% maior.
Além desta conclusão, o estudo mostrou que mulheres que sofrem com o excesso de açúcar no sangue tinham 6% de maior probabilidade de desenvolver câncer, em comparação aos homens com diabetes. Os riscos de desenvolver câncer renal foram 11%, de boca, estomago e leucemia foram de 13%, 14% e 15%, respectivamente, maiores em comparação aos homens diabéticos. Já o risco de câncer de fígado foi de 12% menor para as mulheres.
A relação
Acredita-se que o aumento da glicose no sangue pode ter efeitos causadores de câncer, levando a modificações no DNA. O diabetes pode ser controlado por um estilo de vida saudável. O exercício físico, por exemplo, aumenta a sensibilidade à insulina das células, controlando a doença.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde