Educação

Dicas de concentração: saiba como estudar com barulhos em casa

Especialistas dão recomendações para obter o melhor desempenho possível

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Estudar em casa é um desafio: filhos, vizinho barulhento, distrações... Tudo isso dificulta a concentração, principalmente para aqueles que se preparam para avaliações disputadas, como ENEM e concursos públicos.

De acordo com a psicóloga do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, uma das primeiras coisas a serem observadas é se a pessoa tem um quadro clínico por trás, que a leve a momentos de interrupção nos estudos. 

“As pessoas ficam suscetíveis a quadros depressivos e ansiosos, que podem estar diretamente relacionados à falta de atenção e a baixa concentração, afetando a memória”, diz a psicóloga

Juliana também recomenda colocar um limite dentro do ambiente de estudos, além de observar o tipo de atenção que está comprometido.

Quem concorda com isso é coordenador do programa de Coaching e mentoria do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, que traz algumas dicas de como estudar durante a pandemia. Uma delas é o ajuste de horários que não coincidam com os momentos de maior rotina na família.

“Acorde mais cedo ou durma uma hora mais tarde, para assegurar pelo menos algumas horas de estudo”, diz o profissional Ele também ressalta a importância de combinar os horários de estudo com a família e procurar alternativas para minimizar, como o uso de fones de ouvido e estudar com música que aumente a concentração nos estudos.