Arte e Decoração

Dicas de decoração por cômodo: veja como repaginar a casa gastando pouco

Arquiteto Márcio Barreto ensinou como transformar o visual do banheiro, sala, cozinha e demais áreas comuns da casa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Que tal dar uma repaginada nos cômodos? Com dicas práticas, você pode investir na funcionalidade e criatividade para valorizar a decoração da sua casa. Vale usar e abusar de figuras religiosas na sala, cestas de frutas artificiais na cozinha e plantas suculentas em companhia da ‘namoradeira’ nas varandas. 

Foto: divulgação
Os artigos decorativos que você já tem em casa - pratos cerâmicos, quadros, jogo de cozinha, jarros, tecidos, crochês, tapetes, colar de conta - também podem ser aliados para diferenciar na arrumação. 

O arquiteto Márcio Barreto separou algumas dicas para te ajudar a repaginar cinco cômodos da casa (banheiro, sala, cozinha, quarto e home office) com inovação e originalidade sem mexer tanto no orçamento. Confira: 


SALA

“Ouse na composição de almofadas. Se tem medo de errar, combine as que tenham o mesmo tom. Pode brincar com estampas, formas e tecidos diferentes, entretanto, se concentre nas variações da cor. Isso irá direcionar um novo olhar para o cômodo”, orienta. 

COZINHA

“Deixe exposto um jogo de panelas, travessas e jarros bonitos. Pode ser em um nicho, ou se o armário não for até o teto, vale colocar descentralizado em uma das pontas. Usar panelas e jarros em alturas diferentes criará uma ótima composição”

QUARTO

“Usar um suporte em cinto é uma ótima forma de dar personalidade a uma simples prateleira! Pode ser usada também sobre a TV, para organizar os eletrônicos ou ao lado da cama como mesa de cabeceira”

BANHEIRO

“Levar a cor verde para o banheiro é uma ótima forma de trazer vida para o ambiente. Um ou dois vasinhos com plantas dentro da água ficarão ótimos, e o cuidado será mínimo”

HOME OFFICE

“Com os escritórios dentro de casa, é muito importante não se perder nas tarefas diárias. Portanto, prender uma prancheta personalizada a gosto na parede e utilizá-la para fixar anotações é uma ótima forma de deixar visível as atividades que precisam ser realizadas naquele dia, além de levar beleza ao office”, conclui.