Economia

Difícil juntar dinheiro? confira 6 dicas fáceis e com retorno rápido

Não consegue economizar dinheiro e vive frustrado? Confira algumas dicas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O fim do mês é sinônimo de frustração para você? A viagem dos sonhos nunca cabe no orçamento? O sonho da casa própria também não? A promessa feita no ano novo de economizar não saiu do papel? O ato de juntar dinheiro pode ser mais fácil do que você imagina. Anote as dicas do 'Guia de bolso' e mantenha o foco:

1- Tenha objetivos
Uma opção para juntar dinheiro de forma rápida é ter um objetivo. Viajar, comprar um apartamento ou trocar de carro são exemplos de desejos que podem contribuir para poupar dinheiro virar uma realidade. Eleja um objetivo, defina o tempo que você gostaria ou poderia alcança-lo e a quantia necessária para realizar seu sonho.

2- Conheça suas despesas
Antes de começar a juntar dinheiro, é importante entender quais são suas receitas e principais despesas. Utilize um aplicativo para avaliar a real situação das suas finanças e como utiliza o próprio dinheiro. Quem conhece seus gastos tem mais facilidade na hora de decidir quais excessos podem ser cortados do orçamento.

3- Corte gastos
Não tem opção, para juntar dinheiro rapidamente é necessário cortar gastos. A medida não tem o objetivo de acabar com o lazer, mas de proporcionar mudanças de hábitos para alcançar o objetivo determinado.


Evite os pequenos gastos que, no final do mês, podem fazer a diferença, como café após o almoço, lanches na rua, doces, entre outros, e em seguida reavalie a necessidade dos gastos maiores como a assinatura do jornal que você quase nunca lê e a academia que você nunca vai.

4- Não parcele suas compras
O parcelamento das compras é um dos grandes inimigos de quem quer juntar dinheiro de forma rápida. O orçamento fica comprometido no decorrer do ano e é possível que tenha ainda que arcar com juros que encarecem ainda mais a compra. Junte dinheiro para comprar o que você quer à vista.

5- Fuja das compras por impulso
Juntar dinheiro é um ato de disciplina. Mesmo que não dê para economizar muito por mês, é importante guardar pelo menos uma parte do salário. As compras por impulso podem colocar todo o esforço a perder. Antes de sacar o cartão, pare e pense se você realmente precisa daquele produto ou serviço.

6- Aposte na onda do "DIY"
Aderir ao movimento do "Do It Yourself" ou "Faça Você Mesmo", mais do que um modismo, é uma atitude sob medida para quem quer juntar dinheiro de forma rápida. Além de economizar, você pode descobrir um dom que não sabia e ter aquilo como hobby ou negócio.