Carros

Direção segura: veja cinco dicas para se proteger durante os dias chuvosos

Para te ajudar a evitar riscos à vida ou prejuízos com o carro, o iBahia conversou com o engenheiro mecânico Gildson Dantas sobre o assunto

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br )

Dirigir em dias chuvosos é um verdadeiro desafio. Enfrentar baixa visibilidade, pista escorregadia, buracos ocultos e, principalmente, pontos de alagamento ou enchentes são alguns dos contratempos que os motoristas enfrentam durante a condução do veículo. Para te ajudar a evitar riscos à vida ou prejuízos com o carro, o iBahia conversou com o engenheiro mecânico Gildson Dantas sobre o assunto.

"O ideal é não sair de casa e/ou viajar em dias chuvosos, mas se não tiver jeito é preciso redobrar os cuidados", alertou o engenheiro.

Foto: reprodução / Pixabay
O especialista indicou o que você deve fazer para não se envolver em acidentes ou ficar parado na chuva em uma vida alagada. Confira:

1- Antes de sair de casa:
verifique o estado das borrachas de vedação do veículo (portas, janelas e porta-malas) e também das coifas de proteção das juntas homocinéticas e da caixa de direção. Além disso, observe também se as palhetas do limpador do para brisa estão funcionando corretamente.

2- Na rua: ande devagar, mantenha distancia do veículo à sua frente, acenda os faroletes e redobre sua atenção. Na hora de estacionar, prefira locais altos.

3- Passando em uma via alagada: o nível de água não pode estar acima da altura correspondente à metade da roda. Depois disso, você deve passar pelo local alagado usando a primeira marcha, para veículos com transmissão automática coloque a alavanca na posição 1. Em caso de precisar para o carro, mantenha o motor acelerado em ponto morto ou com o pé na embreagem.

4- Se o carro apresentar problema: parou de funcionar ou o nível de água subiu rapidamente, evite ficar tentando dar partida no motor, pois isso pode causar um calço hidráulico (entrar água no motor). O ideal é que você saia do veículo, procure um local seguro e acione o seguro. Você também pode esperar que a água baixe de nível para tentar conduzir o carro até uma oficina.

5- Prevenção sempre: faça a revisão do seu carro regularmente e não esqueça de andar sempre com os pneus em bom estado. Em caso de entrar água no carro ou passar por uma via alagada até a altura citada anteriormente, você deve levar o veículo para revisão.

"Os problemas mais comuns de dirigir na chuva são infiltração na carroceria e estrago no carpete e bancos; problemas na parte elétrica ou eletrônica e parada do motor. Além disso, enquanto passar por uma área alagada evite parar na água", finalizou Gildson Dantas.