Diretora do Centro de Culturas Populares fala sobre grupos do Raízes da Bahia

Participarão da Caminhada 36 grupos e mais de 1200 artistas populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Domingo é dia de celebrar as manifestações populares mais tradicionais do Estado na Caminhada Raízes da Bahia que começa às 16h, no Dique do Tororó. Arany Santana, diretora do Centro de Cultura Populares e Identitárias da Secretaria Estadual de Cultura falou sobre os grupos que vão participar.
“Eu acho que o Zambiapunga que é uma manifestação popular fortíssima de origem africana, é uma das manifestações que só existe aqui na Bahia, não existe em lugar nenhum no Nordeste do Brasil. Considerando que nós estamos comemorando o centenário do Samba, os grupos de samba de roda do Recôncavo eu acho que fará muito sucesso. Os Mascarados, de Maragogipe, os Caretas, são novidades para a juventude, por exemplo. E tem pessoas da velha guarda, que outrora usufruíram dessas manifestações na Caminhada Axé”, comentou em entrevista à rádio CBN Salvador. Trinta e seis grupos culturais estão na programação. São mais de 1200 artistas de Salvador e outros municípios da Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul do Estado. Para Hélio Tourinho, gerente de relações institucionais da Braskem, que patrocina o evento, a caminhada é uma forma de elogiar a cultura do Estado. “A gente está tentando resgatar essa cultura do nosso Estado, muito em função de que a gente é uma cultura muito forte, em diversas regiões, como Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista, Feira de Santana. Isso é um projeto muito interessante porque esses grupos veem para Salvador se apresentar no Dique do Tororó, um local que não poderia ser melhor escolhido, pela história que tem. Acho que vai ser um evento muito interessante e muito enriquecedor”, disse à rádio CBN Salvador. Além da caminhada, o evento contará com um show de encerramento das Ganhadeiras de Itapuã. E quem for participar também vai ter disponível uma praça de foodtruck com comidas diversas. A Caminhada Raízes da Bahia é apresentada pelo Governo do Estado, conta com o patrocínio da Braskem, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, além da Rede Bahia.