Música

Divulgada lista dos indicados ao Prêmio da Música Brasileira

Chico Buarque e Mario Adnet saem na frente pela disputa, com quatro indicações cada

Agência O Globo

Com Luiz Melodia como grande homenageado, o Prêmio da Música Brasileira divulgou a lista de indicados de sua 29ª edição. Chico Buarque e Mario Adnet lideram a corrida, com quatro indicações cada um. Hermeto Pascoal e Hamilton de Holanda Quinteto vêm em seguida, cada um com três indicações. A cerimônia, conduzida pelas atrizes Debora Bloch e Camila Pitanga, será realizada no dia 15 de agosto, no Teatro Municipal.

Idealizada e dirigida por José Maurício Machline, a premiação - patrocinada este ano pela Petrobras – conta com roteiro de Zelia Duncan, cenografia de Gringo Cardia e direção musical de João Carlos Coutinho. O canal de youtube do Prêmio da Música Brasileira e o Canal Brasil transmitirão o prêmio ao vivo, na íntegra.

Foram inscritos 1327 álbuns, 132 DVDs e 144 videoclipes – dos quais foram pré-selecionados 493 álbuns, 40 DVDs e 66 videoclipes, dos quais os jurados extraíram os indicados às 36 categorias.

O regulamento trouxe mudanças. Na categoria Melhor Canção, agora é possível concorrer se o artista tiver lançado a faixa como single. Já na categoria Melhor Álbum, o produto musical (CD / webdisc) tem o limite mínimo de cinco faixas, e não mais oito como em anos anteriores. Outra novidade deste ano é a criação da categoria Melhor Videoclipe.

Chico Buarque – detentor de oito PMB na carreira – já garantiu um troféu antes mesmo de os vencedores serem anunciados. Com quatro indicações, ele concorre sozinho na categoria Melhor Canção, com a faixa-título "Caravanas", "Massarandupió" (dele e de Chico Brown) e "Tua cantiga" (dele e de Cristóvão Bastos), além de disputar com Dori Caymmi ("Voz de mágoa") e João Bosco ("Mano que zuera") o prêmio de Melhor Álbum, com "Caravanas".

O compositor divide o topo da lista de indicações com Mario Adnet (seis PMB), que concorre duas vezes como Melhor Arranjador, pelo álbum solo "Saudade maravilhosa" e por "Jobim Orquestra e convidados", álbum dele e de Paulo Jobim, presente também nas categorias Álbum Projeto Especial e Melhor DVD.

Com três indicações estão Hermeto Pascoal e Grupo, com "No mundo do som", e Hamilton de Holanda Quinteto, com "Casa de Bituca", que disputam entre si os troféus de Álbum Instrumental, Grupo Instrumental e Solista. Enquanto Hamilton acumula 12 PMB, Hermeto tem 10 na sua estante.

A lista traz ainda 15 artistas empatados com duas indicações: As Bahias e a Cozinha Mineira; Yamandú Costa; João Bosco; Chico César; Gal Costa; Os Novos Baianos; Tribalistas; Zélia Duncan; Mestrinho; Mônica Salmaso; Renato Teixeira; Almério; Criolo; Diogo Nogueira e Moacyr Luz & Samba do Trabalhador.