Viver Cabula

Do Cabula para o mundo: Luedji Luna é a mais nova promessa da MPB; conheça

Considerada a revelação na música de 2017, cantora fala da Bahia, África e religião em canções

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


Oferecimento
Nascida no Cabula, em Salvador, a cantora e compositora Luedji Luna tem conquistado cada vez mais os brasileiros. A soteropolitana, radicada em São Paulo, é considerada uma das promessas da Música Popular Brasileira, levando uma voz marcante e influências do jazz e ritmos africanos em suas canções.

Ao iBahia, a cantora falou sobre como foi sua infância num dos bairros que mais tiveram a influência africana - principalmente por sua origem do Congo e Angola. "Foi uma infância rodeada de amor e silêncio. Fui uma filha planejada de um casal de negros, que estão casados até hoje, fui criada por mãe e pai, literalmente, ambos presentes. Do Cabula tenho poucas lembranças, mas todas boas. Aos sete anos fui morar em Brotas, bairro onde cresci de fato", conta.

Foto: Divulgação/ Alile Dara Onawale

E foi na infância que Luedji brincava de cantar e imitar nomes como Mariah Carey e Whitney Houston. "Todo meu imaginário durante infância era construído em torno da música, a escada era o palco, as plantas eram meu público. Eu fui muito influenciada pelo o que meus pais ouviam e Milton Nascimento, Luiz Melodia e Djavan eram os principais nomes, além de todo o reggae da década de 80 que meu pai escutava também: Gregory Isaac, Alpha Blond, Peter Tosh, Edson Gomes... É daí que surge minha paixão pelos graves e pelos sopros. Mas eu só assumi a música, profissionalmente, aos 25 anos de idade", afirma ela.

Atualmente, a cantora trabalha com seu primeiro disco, "Um Corpo no Mundo", fazendo shows em todo o país, mas carrega consigo a cultura da Bahia: "Por não ter tido uma ruptura total, sempre estou na terrinha tocando com os artistas locais, e acredito que a cultura baiana é algo que estende para além do território".

O álbum conta com 11 faixas, algumas inéditas e outras já conhecidas pelo público que segue Luedji desde 2014, quando ela decidiu ir morar em São Paulo em busca de melhores oportunidades. A sua nova rotina faz com que a cantora se divida entre o trabalho e o aeroporto.

"Somente no verão consigo aproveitar um pouco da Bahia, boa parte das vezes tenho ido pra trabalhar", diz.

Confira o clipe de 'Banho de Folhas':