Mais Esportes

Dupla de Portugal larga na frente na Brasil Ride; veja resultados da primeira etapa

Na categoria feminino, dupla Adriana Nascimento e Daniela Genovesi fez o melhor tempo e lidera a ultramaratona após o Prólogo

Hailton Andrade* (hailton.neto@redebahia.com.br)
- Atualizada em
Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira foram os primeiros a cruzar a linha de chegada da Brasil Ride no Prólogo

O idioma do topo do pódio após a primeira etapa (Prólogo) da Brasil Ride 2012, ultramaratona de mountain bike, será o português, mas com um sotaque europeu. A dupla Top Lusos, formada pelos portugueses Tiago Ferreira e Luis Leão Pinto, fez o melhor tempo do primeiro dia de competições, em Mucugê, e serão os primeiros a vestir a camisa amarela que é dada aos líderes da prova na categoria Open (duplas masculinas).


VEJA GALERIA DE FOTOS DO PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO NA CIDADE DE MUCUGÊ

Tiago Ferreira, de 24 anos, completou os 18,60km em 53 minutos e 30 segundos, quase o mesmo tempo do parceiro Luis Pinto, 33 anos, que fez 53m31s. Apesar do "segundo" de vantagem, o jovem português cruzou a linha de chegada sentindo-se mal. "Está extremamente calor. Na parte nova do circuito está muito quente, abafado, e fica muito difícil pedalar. O desgaste veio principalmente por causa do calor", explicou. É só o começo.  "Prova por etapas, o desgaste vai se acumulando, vamos ver como vai ser no dia a dia, nas próximas", completou.


A segunda colocação da categoria Open na primeira etapa ficou com os tchecos Martin Horak e Thomas Vokrouhlik. Eles fizeram a prova em 54m25s e 54m26s, respectivamente. "A Brasil Ride é uma prova muito forte e nós treinamos muito. Acho que fomos bem. Meu parceiro é muito forte e amanhã (segunda-feira) acho que vamos manter o bom desempenho", projeta Horak, que não se intimidou com a alta temperatura durante a prova. "Para mim o calor é muito bom. Eu amo o calor". O terceiro lugar ficou com os holandeses Hans Becking, com tempo de 55m24s, e Bart Brentjens, com 55m54s.

Daniela e Adriana: líderes da categoria feminina da Brasil Ride

Feminino - Entre as mulheres, a atual campeã da Brasil Ride, Adriana Nascimento, largou na frente ao lado da nova parceira Daniela Genovesi. Estreante na prova, Daniela completou a etapa em 1h21m46s. Já Adriana virou em 1h22m18s. Apesar do melhor tempo, a ciclista carioca tem menos experiência nesse tipo de prova e espera aprender com a parceira paulista. "A Adriana é uma mestre nas trilhas e eu só tenho a aproveitar essa competição para pegar um poquinho da técnica dela, das dicas. E hoje eu tomei uma verdadeira surra dela, mas deu tudo certo, ela foi super paciente comigo. Show de bola".


Na briga pelo bi, Adriana prefere não pensar que defende o título na Chapada Diamantina. "Não estou nem lembrando dessa história. Vou fazer uma prova muito controlada, muito séria. Cada ano é de um jeito e eu sei que essa prova é muito dura. Não estou nem lembrando dessa história de bicampeonato. Estou competindo com muita garra, mas tentando me livrar dessa situações que casam ansiedade. É foco na estratégia e vencer as adversidades". O segundo lugar da categoria feminino foi conquistado por Alice Leão e Susan Zorzetto e o terceiro pela dupla Alexa Diekhaus e Telma Cerqueira. A próxima etapa acontece nesta segunda-feira (24). Serão 143,56km de pedalada em um percurso que sai de Mucugê e termina em Rio de Contas.


Resultados após primeira etapa (completo aqui, no site da Brasil Ride)

Open (Masculino)

1º Tiago Ferreira e Luis Leão Pinto

2º Martin Horak e Thomas Vokrouhlik

3º Hans Becking e Bart Brentjens


Feminino

1º Adriana Nascimento e Daniela Genovesi

2º Alice Leão e Susan Zorzetto

3º Alexa Diekhaus e Telma Cerqueira


Mista
1º Mateus Ferraz e Ivonne Kraft

2º Cesar Letolli e Agustina Apaza

3º Piero Pelegrini e Annabella Stropparo


Master (a partir de 40 anos)

1º Abraão Azevedo e Paulo Borges

2º Alexandre Costa e Eduardo Soares

3º Paul Romero e Heleno Borges


Grand Master (a partir de 50 anos)

1º Nico Pfitzenmaier e Carlos Cardemil

2º Marco Melo e Marco Corrado

3º Alfredo Montenegro e Joselito


*O repórter viajou a convite da Brasil Ride

Leia mais sobre a ultramaratona Brasil Ride