Eleições 2018

É falsa imagem de extrato em que votos para Haddad superam número de eleitores aptos

Números de votos destinados a cada candidato foram manipulados digitalmente

Agência O Globo
Circula pelas redes sociais uma imagem adulterada de um boletim de urna que mostra 777 eleitores aptos, zero votos para Jair Bolsonaro e 9909 votos para Fernando Haddad. A imagem é #FAKE. Os números de votos destinados a cada candidato foram manipulados digitalmente.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a imagem é falsa. O tribunal obteve o extrato original. O documento oficial mostra que, na verdade, Bolsonaro teve, naquela urna, 372 votos devidamente registrados. Haddad teve nove. E Alckmin, 11.
Extrato falso compartilhado na redes. (Foto: Reprodução)
O TSE esclareceu que o extrato que serviu de base para a montagem foi impresso na seção 267, de Nagoia, no Japão. A seção possui 777 eleitores aptos. Segundo o TSE, no exterior a quantidade de eleitores é maior do que nas seções no Brasil, pois vota-se somente para presidente e a abstenção geralmente é alta.
Os boletins de urna verdadeiros não apresentam os candidatos que não foram votados. Portanto, não seria possível estar impresso candidatos com zero votos. É possível observar que há borrões próximos aos zeros mais à direita nos totais desses candidatos, o que indica que houve manipulação na imagem.
A imagem falsa do extrato da urna circula nas redes acompanhada por legendas que exploram contradições geradas pela montagem e levantam dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral.
Uma das legendas diz: "Só o Hadad teve 9909 votos em uma seção com 0777 eleitores........Como Assim ?????" A outra diz: "Se esta filipeta estiver correta.. fica fácil deste jeito. Não teria como jamais ele ter recebido esta quantidade de votos pois o número de eleitores do local eram 777 que poderiam votar e os computados foram quase a metade deste valor".
E uma terceira: "Em uma urna de 700 votos o PT teve quase 10000. Se não for fake isso é muito grave. @TRESPjusbr @TSEjusbr os Srs podem nos ajudar esclarecendo se está urna existe mesmo? Obg . Não qro q meu filho cresça vendo este exemplo sujo de manipulação política. Cadê o CF?".