Mundo

Eclipse raro entre Sol, Lua e Terra acontece nesta sexta (20)

Início do alinhamento deve começar às 5h24 (horário de Brasília) e a cobertura total deve acontecer às 6h31

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Na próxima sexta-feira (20),  os países que estão no Hemisfério Norte poderão ver um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, o que vai causar um eclipse solar considerado raro. No Brasil e em outros países da América do Sul, não será possível ver a olho nu. De alguns locais, as pessoas poderão ver o Sol totalmente coberto pela Lua.



Em lugares como no Reino Unido, por exemplo, o evento acontecerá durante a hora do rush, por isso, alguns especialistas pedem que os motoristas fiquem atentos ao volante durante o eclipse.O início do alinhamento deve começar às 5h24 (horário de Brasília) e a cobertura total deve acontecer às 6h31 ( também horário de Brasília). Quando mais ao Norte do planeta a pessoa estiver, mais o Sol ficará encoberto da sua perspectiva.
Os especialistas chamam atenção também para os perigos de se observar o eclipse a olho nu e recomendam que os espectadores vejam o fenômeno por meio de projeções. A organizações Royal Astronomical Society e a Society Popular Astronomy indicam o uso de métodos seguros, como óculos especiais e as chamadas Câmeras Pinhole, uma câmera fotográfica artesanal, improvisada com um espécie de caixa e que tem apenas um pequeno furo como "lente". Com informações de O Globo.