Arte e Decoração

Efeito 'tijolinho': saiba os cuidados para tomar antes de instalar decoração

Revestimentos "bricks" se mostram tendência para dar efeito rústico

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O revestimento "bricks" tem se mostrado uma tendência na decoração. A ideia de dar um efeito "tijolinho" em um ambiente o torna rústico e permite uma versatilidade ao espaço. No entanto, é preciso tomar certos cuidados para a instalação.

A Palazzo Revestimentos, empresa especializada em peças cimentícias, separou alguns passos para se atentar e, dessa forma, instalar o revestimento desejado.

  • Antes de iniciar o processo de instalação do revestimento brick, é necessário certificar que a parede esteja livre de infiltrações – um cuidado indispensável para se obter o resultado esperado. 
  • Mais um detalhe indispensável é simular a paginação das peças antes da aplicação. Assim, a Palazzo recomenda abrir as caixas, misturar os bricks e trabalhar como um ‘quebra-cabeças’ em uma montagem prévia no chão.
  • Como são produzidos artesanalmente, é possível que exista uma leve diferença de tons entre as peças, o que é característico do produto.
  • Todo revestimento cimentício é poroso e deve ser protegido com impermeabilizante adequado para cada produto e ambiente. Para espaços externos ou expostos a intempéries, a impermeabilização é obrigatória e deve ser refeita quando forem constatados sinais de ineficiência, como a dificuldade de limpeza na superfície.