Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Eleitores devem confirmar local de votação no site do TSE

Sistema de busca desenvolvido na página da internet ainda permite localizar os pontos para voto em trânsito e no exterior

• 05/10/2014 às 8:02 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Os eleitores que ainda não sabem onde vão votar podem fazer a consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou baixar o aplicativo que o órgão desenvolveu para smartphones. No site, qualquer um dos mais de 142 milhões de eleitores pode pesquisar a seção usando o próprio nome ou o número do título de eleitor.
O sistema de busca desenvolvido na página da internet ainda permite localizar os pontos para voto em trânsito e no exterior. Mais de 210 seções foram espalhadas nas capitais dos estados e nos municípios com mais de 200 mil eleitores para atender às pessoas que solicitaram o voto em trânsito.
No exterior, as seções vão funcionar nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais onde existam serviços do governo brasileiro. O horário e o local da votação ficaram a cargo das missões diplomáticas ou repartições consulares e só eleitores que estiverem com nome no caderno da seção eleitoral poderão votar.
Os eleitores ainda podem fazer a consulta pelos smartphones que utilizam o sistema iOS ou Android. Com a mesma funcionalidade do sistema disponível no site, o TSE desenvolveu o aplicativo Onde Votar ou Justificar para ser instalado gratuitamente.O eleitor precisa levar um documento oficial com foto e, se tiver, o título de eleitor. A regra vale também para quem está cadastrado no sistema de identificação biométrica. A votação começa às 8h e será encerrada às 17h, no horário local.Quem não puder comparecer às seções eleitorais terá que justificar a ausência. Nesse caso, precisa preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) e entregar nos pontos determinados pela Justiça Eleitoral, levando um documento com foto. O documento está disponível, gratuitamente, nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e nas páginas do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado na internet.Também é possível preencher o requerimento no local de votação, mas, em algumas regiões, como no Distrito Federal, o TRE criou pontos específicos para a justificativa de ausência. Esses pontos podem ser consultados no site do órgão. A medida foi adotada para reduzir as filas e possíveis atrasos nos locais de votação.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia