Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Empregos: o passo a passo para você mudar de carreira (tranquil@)

Mercado tem mostrado que profissionais terão que se adaptar cada vez mais rápido para mudar de carreira

Redação iBahia • 07/07/2018 às 8:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 18:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Você se formou, fez cursos, tem uma experiência profissional considerável. Agora já sabe todos os passos de sua carreira, certo? Hmmmm… definitivamente não! O mercado tem mostrado que profissionais terão que se adaptar cada vez mais rápido para mudar de carreira. E essa é uma realidade presente em praticamente todas as áreas do mercado de trabalho.Essa prática tem diversas explicações, as áreas profissionais estão convergindo cada vez mais para entregar melhores resultados, algumas áreas estão em alta quanto ao número de oportunidades aumentando interesse de profissionais, e até mesmo pela consciência de que o melhor trabalho é o que realiza um profissional. Dessa forma a mudança de carreira torna-se um movimento cada vez mais natural, mas para se adaptar a isso é preciso se preparar. Você sabe como?
Conversamos com a psicóloga e assessora de carreira da Catho, Elen Souza, e ela listou 5 dicas que vai te ajudar, e muito, caso você queira mudar de carreira.
Conheça-se
O autoconhecimento é uma competência fundamental para uma mudança de carreira. Isso significa que você deve se conhecer e entender quais são os seus pontos fortes, fracos e a desenvolver e com isso entender as chances de sucesso em sua nova empreitada. Seja capaz de se autoavaliar, isso é fundamental!
Foto: Divulgação
Enxergue possibilidades
Ao planejar uma mudança de carreira, o caminho com mais chances de sucesso é entender o mercado, a sua situação profissional e quais as possibilidades que você tem para atuar em outra área. Se você está empregado e pretende continuar na sua empresa, pode entender em que outras áreas pode contribuir dentro da organização. Se pretende mudar de emprego, o caminho é pesquisar e entender o que é preciso para mudar.
Atualize-se
Novos caminhos exigem novos conhecimentos, por isso fazer cursos e mergulhar na sua nova área será determinante para o sucesso da sua mudança de carreira. Na internet é possível consultar Guias de Profissões e Salários que já indicam quais os cursos e conhecimentos necessários para atuar nas mais diversas áreas profissionais.
Seja flexível
Talvez você tenha que dar alguns passos para trás para mudar de carreira, por isso mudanças menos bruscas, para áreas que você já tem algum conhecimento e/ou experiência podem ser melhores, afinal você não precisará começar do zero.
Faça um plano de carreira
O que você quer para a sua carreira daqui 3, 5 anos? Quais aprendizados quer adquirir daqui para a frente? Se você quer mudar de carreira precisa entender e ter de forma clara os seus objetivos desenhados. A mudança de carreira não te prejudica se for bem estruturada e tiver objetivos, um plano de carreira lhe ajuda até mesmo explicar para os seus futuros empregadores o porquê de sua decisão.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos