Tecnologia

Empresa alerta sobre aplicativos perigosos no sistema iOS; veja como reconhecer

Apps sobrecarregam os usuários e não fornecem os serviços que promovem

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A empresa de produtos de segurança e privacidade digital Avast divulgou que três aplicativos disponíveis na App Store da Apple sobrecarregam os usuários, não fornecem os serviços que promovem e parecem ser "fleeceware". São eles: Beetle VPN, Buckler VPN e Hat VPN Pro.

Todos esse aplicativos têm classificações altas e incluem boas avaliações, sendo todas escritas de forma similar, as quais a Avast considera potencialmente falsas. Entre os comentários, há elogios e alguns avisos sobre os golpes. As políticas de privacidade dos aplicativos também possuem linguagem e estrutura muito parecidas.

Por isso, uma equipe de pesquisadores da Avast instalaram os três aplicativos e compraram as assinaturas de cada um. Depois, quando tentaram usar as VPNs, os aplicativos só forneceram novas opções de assinatura. Após tentar comprar as assinaturas mais uma vez, os pesquisadores da Avast foram notificados de que já tinham uma assinatura e, portanto, não conseguiram estabelecer uma conexão VPN usando qualquer um dos apps.

"Esses aplicativos não estão se comportando de maneira maliciosa e, portanto, driblam os processos de verificações para serem adicionados às lojas oficiais de apps, nas quais os usuários confiam. Com muitas pessoas recorrendo a aplicativos de VPN para protegerem os seus dados enquanto trabalham remotamente, isso ilustra como é importante para os usuários pesquisarem por aplicativos VPN antes de instalá-los, incluindo quem está por trás do produto, seu histórico com outros produtos e avaliações dos usuários, além da experiência em oferecer aplicativos de segurança e privacidade", disse Nikolaos Chrysaidos, Head de Segurança e Ameaças para Dispositivos Móveis da Avast.

Como reconhecer aplicativos fleeceware 
Segundo a Avast, os aplicativos fleeceware podem ser encontrados em qualquer categoria. As análises de aplicativos fleeceware tendem a parecer falsas, com vários usuários deixando análises positivas, enquanto análises reais revelam que o aplicativo não funciona ou, sem saber, cobra dos usuários grandes quantias em dinheiro.

De acordo com o Avast, esses aplicativos geralmente oferecem teste gratuito por três a sete dias, mas podem exigir que os usuários insiram as suas informações de pagamento antes que o teste inicie e cobram automaticamente quantias irracionais após o seu término. Os usuários devem observar cuidadosamente o que acontece após o período de teste de um aplicativo e quanto cobrará após esse prazo gratuito, verificando se a cobrança será automaticamente deduzida do cartão de forma contínua, a menos que cancele a assinatura.