Sustentabilidade

Empresa cria caneta "inacabável" que dispensa tinta e recarga


caneta-infinita-ecod.jpg 

E se as canetas não acabassem? Mesmo com o avanço das tecnologias as esferográficas permanecem extremamente úteis no nosso dia a dia, mas acabam descartadas devido a dependência da carga de tinta. Ao pensar nisso, a empresa italiana Pininfarina criou um modelo elegante, bonito e o melhor: nunca acaba!

Funciona assim: criada a partir de uma liga metálica especial, a caneta Forever Cambiano deixa marcas no papel como um lápis grafite, mas que não podem ser apagadas com borracha, e nunca precisa de refil.

Fabricada na Itália, a caneta encontra-se disponível em duas tonalidades (clara e escura), é feita à mão e teve seu design inspirado no conceito do carro Cambiano, desenvolvido pela própria Pininfarina. Já o seu exterior é feito com aço e madeira. 

Apresentada no começo do ano, durante a Paperworld, uma feira alemã de materiais de papelaria, a caneta foi divulgada junto a um bloco de notas também especial, feito com pó de rochas. As folhas são mais resistentes do que as folhas comuns de celulose, além de apresentarem menor impacto ambiental.

"Caneta, lápis e caderno são ferramentas básicas para um designer. Queríamos criar um kit projetado para todos os amantes do design e da inovação, criando um objeto atemporal com elegância, pureza e inovação", destaca Paolo Pinifarina, presidente do grupo responsável pela fabricação.

Contudo, o fato de a caneta não depender de tinta e refil para funcionar tem um preço (e não é para qualquer bolso): a Forever Cambiano custa € 89,00 (cerca de R$ 300,00) no site da empresa.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.