Gastronomia

Empresa espanhola cria máquina que "imprime" alimentos

Aparelho deve chegar ao mercado no ano que vem e custará cerca de mil euros

Redação iBahia
- Atualizada em
Uma empresa espanhola desenvolveu um protótipo de uma impressora de alimentos. O aparelho, chamado Foodini, já conseguiu fazer nhoque de abóbora, hambúrguer com queijo, pizzas, chocolates e biscoitos. 
Quando chegar ao mercado, a impressora de alimentos terá formato semelhante ao dos demais eletrodomésticos
A máquina é capaz de "imprimir" o alimento em qualquer formato desejado, mas ainda não consegue realizar todas as etapas do processo de preparação de um prato. A pizza, por exemplo, ainda precisa ser assada no forno depois de montada pelo aparelho. O mesmo acontece com os biscoitos e massas. Por enquanto, a Foodini só "imprime" um ingrediente por vez, então pratos mais elaborados, como é o caso do hambúrguer, devem ser preparados em várias etapas.
A intenção dos criadores da máquina é que, no futuro, ela seja uma opção rápida e de qualidade para quem não tem tempo de cozinhar. Quando for lançada, a Foodini deve custar cerca de mil euros. Ela contará com receitas pré-programadas, mas o usuário poderá acrescentar novas combinações. Confira o vídeo da BBC que mostra o funcionamento da invenção: