Tecnologia

Empresa substitui senhas de cartão por selfies; entenda

Empresa está desenvolvendo um aplicativo para smartphone que possibilitará que o cliente efetue uma compra online

- Atualizada em
Dino

A Mastercard, líder nacional na emissão de cartões de crédito segundo o Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiros 2014 do Banco Central, está inovando! A companhia está desenvolvendo um aplicativo para smartphone que possibilitará seu usuário a efetuar uma compra online e sua aprovação será feita por uma selfie através de um sistema de biometria facial ou certificação por transações com as digitais. O novo aplicativo fará com que o cliente escolha se ele prefere usar a plataforma digital ou o reconhecimento facial para finalizar os pagamentos online. A partir daí, o app vai capturar imagens de um ou outro.

Segundo a MasterCard, as fotos serão convertidas em código e transmitidas pela internet. Já as imagens, por segurança, permanecerão nos celulares. Caso o cliente escolha o pagamento pela biometria, no site da loja, após o processamento da compra, o programa solicitará que o cliente pegue seu telefone e tire uma foto. Um sistema de reconhecimento facial identificará se o autor da compra é mesmo o proprietário do cartão. Segundo o líder de soluções inovadoras da empresa, a ferramenta tem o intuito de aproximar a marca dos jovens e garantir maior segurança em suas movimentações comerciais. "A nova geração já está vidrada nas selfies. Achamos que eles acharão isso legal e acabarão aderindo a isso". Fersen Lambranho é sócio executivo da GP Investimentos.

Para que o novo sistema de autenticação de compras fosse desenvolvido, a companhia fechou parcerias com diversas empresas especializadas em tecnologia, entre elas BlackBerry, Apple, Microsoft e Samsung. Inicialmente, o app será disponibilizado a partir de setembro para 500 clientes em fase de testes e, se aprovado, será liberado para o público. O aplicativo é uma inspiração da Apple, que mudou o mercado ao instalar o sensor biométrico em seus aparelhos permitindo a identificação através de digital garantindo maior segurança nas compras via o sistema Apple Pay.

A empresa também está desenvolvendo um programa que utiliza o tom da voz para substituir as senhas. A MasterCard vem buscando de várias formas dar fim ao uso de combinações numéricas em bancos e em compras. Atualmente, a empresa investe em uma startup canadense, a Bionym, que desenvolve uma tecnologia para que as senhas sejam substituídas pelos batimentos cardíacos.