Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Enem 2018: 10 músicas para ajudar nos estudos nesta reta final

Canções auxiliam a preparação dos candidatos em diversas disciplinas

Redação iBahia • 03/10/2018 às 16:29 • Atualizada em 28/08/2022 às 1:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Várias músicas já apareceram em questões de vestibulares e os cursinhos preparatórios indicam que diferentes canções podem ajudar na preparação de candidatos em provas de História, Linguagens, Biologia entre outras. Confira uma playlist com dez músicas para que, mesmo nos intervalos de estudo, o aluno não perca o foco:
Até quando, do Gabriel O Pensador
A canção de protesto já foi fonte de uma questão do Enem na prova de Linguagens. Porém, sua letra também pode servir de inspiração para questões na prova de Ciências Humanas. Na música, Gabriel aponta sobre diversos problemas sociais contemporâneos e critica uma apatia social perante eles.
Monólogo ao pé do Ouvido, do Nação Zumbi
Recheadas de figuras históricas, a música da banda pode ajudar o candidato a relembrar episódios da história brasileira e mundial. A própria banda também pode ser explorada em provas por misturar elementos folclóricos, tropicalistas e modernos. Nesta música, o grupo menciona nomes como de Zapata, Sandino, Zumbi e Antônio Conselheiro.
Índios, do Legião Urbana
A canção aponta a exploração do ouro brasileiro pelos portugueses, o processo de aculturação dos indígenas e critica os ataques aos nativos.
Panis et Circenses, dos Mutantes
Há 50 anos, em meio ao ano de 1968 com seus diversos marcos históricos, os Mutantes lançavam seu álbum que tinha como porta de entrada a música Panis et Circenses. O título é uma referência a expressão "Pão e Circo", que designava os tempos da antiguidade romana em que líderes diziam manter o controle social através da alimentação e do entretenimento. Na música, a banda aponta uma apatia social que pode ser relacionada a alguns setores brasileiros.
Sunday, Bloody Sunday, do U2
A banda irlandesa retrata o conflito do Domingo Sangrento entre católicos, protestantes e o exército da Irlanda do Norte. O episódio ficou marcado pela extrema violência: das catorze vítimas fatais, seis eram menores de idade.
O mestre sala dos mares, de João Bosco
A música faz uma referência a João Cândido e a revolta da Chibata, ocorrida na República Oligárquica. O episódio histórico foi de cunho popular e conquistou parte de seus objetivos. Ainda assim, quando João Bosco compôs a canção, durante a ditadura militar, teve que mudar a expressão "Almirante Negro", que era a alcunha de Cândido, por "Navegante Negro".
Canto das Três Raças, de Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte
Esta canção faz uma relação direta entre diferentes explorações ao longo da história brasileira. Ela retrata, logo no início, a opressão aos indígenas, passando pelos quilombolas até chegar nos trabalhadores atuais.
Ideologia, de Cazuza
Lançado no final da chamada "década perdida" e no início do processo de redemocratização, "Ideologia" é uma música que expressa o pensamento de uma juventude que não se via como seus pais que viveram os anos de chumbo, mas ainda tateavam o novo momento histórico que viviam.
Cálice, de Chico Buarque
Com frases de duplo sentido fazendo com que "cálice" servisse como denúncia para a censura ao ser escutada como "cale-se", Chico Buarque conseguiu driblar a censura da ditadura militar. A canção pode ser usada tanto nas provas de Linguagens como na de Ciências Humanas.
Diário de um detento, dos Racionais MCs
Incluído recentemente na lista de obras para o vestibular da Unicamp, os Racionais já apareceram na prova do Enem e da Uerj. Este movimento aponta uma entrada do rap nas provas tradicionais de seleção do ensino superior.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação