Educação

Enem 2018: Cinco aplicativos para manter o foco no estudo na reta final

Redes sociais podem ser uma distração

Agência O Globo
Quem nunca pegou o caderno, abriu o livro, começou a estudar e cinco minutos depois ouviu a notificação de alguma mensagem no celular e se perdeu por horas e desviou a atenção na hora de estudar? Um bom estudo demanda foco e, muitas vezes, a vida virtual pode atrapalhar o rendimento. Porém, a própria tecnologia pode ser uma aliada nesta reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira cinco aplicativos que auxiliam o estudante a se desligar da internet e se manter ligado nos conteúdos escolares:
Streaks
Estudo tem que ser um hábito e este aplicativo ajuda neste quesito. Nele, é necessário incluir uma tarefa e realizá-la. Porém, ao contrários dos outros, o aplicativo te lembra todo dia que você deve fazer aquela tarefa para continuar evoluindo dentro do aplicativo. Se, por um acaso, deixar de realizar, você volta ao nível zero e tem que recomeçar o hábito. É uma boa ferramenta para manter o estudo constante.
Pomicro
Estudos revelam que passar horas seguidas estudando, sem nenhum intervalo, pode ser prejudicial para o rendimento. Ao mesmo tempo, a tentação dos cinco minutinhos de interrupção virarem uma hora pode se tornar um problema. Por isso, o italiano Francesco Cirillo criou um aplicativo que estimula cinco minutos de relaxamento a cada 25 minutos de trabalho.
OffTime
Este aplicativo bloqueia atividades do seu celular durante o período que você selecionar para estudar. Porém, existem algumas flexibilidades. O estudante pode selecionar os aplicativos que mais desviam sua atenção para serem bloqueados sem tirar outros que podem ajudar durante o estudo para a pesquisa de temas, por exemplo.
AppDetox
Qual aplicativo que mais te distrai? O AppDetox aponta quais serviços são usados de maneira exagerada. A partir daí, pode-se indicar o tempo que se quer que aquele aplicativo seja bloqueado. Com isso, a tentação na hora do estudo diminui.
Forest
Para aqueles que gostam de ser desafiados, o Forest pode ser uma boa opção. O objetivo é criar uma floresta virtual dentro do seu celular. Logo quando você liga o aplicativo, aparece uma semente virtual. Ela só cresce se você ficar 30 minutos sem usar o aparelho. Caso não atinja esse tempo, a planta vai murchando.