Educação

Enem 2018: Confira as notas máximas e mínimas em cada uma das provas

Neste modelo de resultado, não existe a obrigação de uma prova ter uma nota mais baixa fixa, como um zero, e outra mais alta, como um dez

Agência O Globo
Por mais um ano, a nota máxima mais alta entre as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou com a prova de Matemática. O Inep, autarquia federal que organiza o exame, divulgou nesta sexta-feira (18) as notas máximas e mínimas em cada uma das quatro provas que utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Neste modelo de resultado, não existe a obrigação de uma prova ter uma nota mais baixa fixa, como um zero, e outra mais alta, como um dez. Elas variam de acordo com o comportamento dos alunos. Para que isso ocorra, todos os itens são calibrados em testes para ver se são considerados fáceis, médios ou difíceis. Por este motivo é que as notas do exame federal são diferentes mesmo quando dois alunos acertam o mesmo número de questões.
Aquele que acertou um número maior de itens fáceis e teve dificuldade com questões de maior complexidade é considerado como uma "evolução regular" e terá uma nota superior àquele que teve um comportamento não tão uniforme — isto é, acertou questões muitas difíceis e errou fáceis.
Clique aqui para ver as suas notas.
Confira abaixo as notas máximas, mínimas e as médias em cada uma das provas aplicadas no Enem 2018:
Linguagens
Proficiência Média Geral – 526,9
Proficiência Mínima – 318,8
Proficiência Máxima – 816,9
Matemática
Proficiência Média Geral – 535,5
Proficiência Mínima – 360
Proficiência Máxima – 996,1
Ciências Humanas
Proficiência Média Geral – 569,2
Proficiência Mínima – 387,2
Proficiência Máxima – 850,4
Ciências da Natureza
Proficiência Média Geral – 493,8
Proficiência Mínima – 362,5
Proficiência Máxima – 869,6
Redação
A prova de redação é a única que não é avaliada desta maneira, mas também foram divulgados a quantidade de alunos que tiraram a nota máxima (neste caso, fixa em 1000 pontos) e que zeraram. Do total, dos 4,1 milhões de candidatos, somente 55 tiveram a nota máxima na prova. Já 112.559 alunos zeraram a avaliação.
Proficiência Média Geral – 522,8
Redações Nota Zero – 112.559
Redações Nota Mil – 55