Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Enem 2018: saiba como usar as redes sociais a favor dos estudos

Ferramentas nas redes sociais são dinâmicas e interativas, o que atrai os alunos

Redação iBahia • 09/05/2018 às 10:17 • Atualizada em 30/08/2022 às 0:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Integrar a turma, ajudar a organizar os estudos e incentivar os alunos são alguns dos benefícios que as redes sociais oferecem na hora de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018. Mas, segundo Juliana Coutinho, coordenadora do Ensino Médio do CEL International School, mesmo apresentando vantagens, é preciso ter cautela para não cair nas armadilhas da internet:
Foto: Divulgação
— Como são muitas informações o tempo todo, é preciso saber filtrar o conteúdo, conhecer a fonte consultada e saber se a mesma é legítima. As ferramentas nas redes sociais são dinâmicas e interativas, o que atrai os alunos, por isso a escola deve acompanhar de perto todas as novidades e avaliar o aproveitamento que pode ser feito em cada uma delas.
Ela listou cinco dicas de como utilizar as redes sociais na hora de estudar para o Enem:
1. Livre-se das distrações
As redes sociais já são tentadoras o suficiente. Por isso, se for utilizá-las para estudar, é importante livrar-se ao máximo das distrações que a internet oferece. Concentre-se apenas no grupo, página ou vídeo que irá realmente ajudar a apreender o conteúdo. Não deixe a página aberta no feed de notícias, por exemplo, pois atualizações constantes podem ser uma "armadilha" que acabam levando o aluno a procrastinar. Também é recomendável fechar as abas de outros sites e programas que não sejam relacionados ao tema de estudo para evitar aquela espiadinha rápida que acaba durando o dia inteiro.
2. Organize-se
Não adianta abrir as redes sociais de maneira aleatória e esperar que o conteúdo útil para os estudos vá aparecer como num passe de mágica. Isso pode, na verdade, deixar o aluno confuso e acabar desmotivando-o. Antes mesmo de começar a estudar, tenha em mente os temas nos quais deseja melhorar o desempenho. Depois, procure saber quais páginas e canais trabalham em cima disso, separe os links, e deixe-os ao seu alcance quando for a hora de colocar a mão na massa. Você pode, por exemplo, criar cronogramas diários e buscar entender quais tipos de mídia te ajudam a aprender melhor, seja vídeo, texto ou imagem.
3. Cheque a veracidade
As redes sociais podem ajudar a obter conhecimento, mas elas também estão repletas de notícias falsas e conteúdos inverídicos. É preciso tomar muito cuidado para não acreditar em tudo o que se lê por lá. Busque fontes confiáveis, como professores, escolas, cursos online e veículos de imprensa reconhecidos. Se ficar na dúvida, faça uma busca no Google para saber um pouco mais sobre a reputação daquela fonte.
4. Mantenha-se atualizado
Use as redes sociais para curtir e acompanhar veículos de mídia, páginas oficiais de governos e estudiosos importantes do Brasil e do mundo. No Enem, é muito comum cair conteúdo sobre temas atuais, como a reaproximação entre as Coreias, por exemplo. Adquirir conhecimentos gerais também ajuda a desenvolver melhor sua redação, auxilia na elaboração de seminários ou discursos e faz com que se compreenda com mais clareza o contexto por trás do conteúdo trabalhado em aula.
5. Crie redes de apoio
Whatsapp, Facebook Messenger, Telegram... Esses e outros aplicativos de mensagem instantânea facilitam o contato entre os estudantes e podem ser bastante úteis na hora de tirar dúvidas rápidas. Busque saber entre seus colegas de classe quais estão interessados em montar grupos de apoio virtuais ou se conhecem grupos já existentes e que sejam mantidos por pessoas de confiança. Assim, ainda que distante, um vai poder sempre ajudar o outro com as matérias. Lembre-se, porém, de que é essencial tomar cuidado com as pessoas com as quais se comunica, além de respeitar o espaço dos colegas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação