Educação

Enem 2021: confira dicas de como os pais podem ajudar os candidatos

Uma das principais perguntas feitas pelos familiares e amigos é: o que fazer para deixar os jovens mais seguros e calmos?

Mayra Lopes (mayra.lopes@ibahia.com)
- Atualizada em

Chegou o grande momento!! A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste final de semana e de fato, esse período é decisivo para milhares de estudantes. Mas, uma das principais perguntas feitas pelos familiares e amigos é: como ajudar?  O que fazer para deixar os jovens mais seguros e calmos?

Pensando nisso, o iBahia – em parceria com Selma Brito, psicopedagoga e diretora de unidade campus Paralela do Villa Global Education - resolveu listar algumas dicas de como as famílias podem auxiliar no preparo emocional dos candidatos. Confira: 

Prepare a base emocional do candidato
Uma alimentação saudável, sono satisfatório, atividades físicas e lúdicas ajudam os estudantes neste momento de preparação para a prova. Deve-se evitar conflitos e desgastes desnecessários. Este é um momento em que as boas relações e momentos mais leves devem ser priorizados.

Fale com cautela sobre a prova 
Evite a pressão e seja parceiro! Quanto menos se falar sobre a prova, menor será a ansiedade para o candidato. Por isso, procure um momento tranquilo e converse sobre pontos importantes apenas 1 vez. De acordo com Selma, é importante dizer com calma: “Já se preparou? Já tem lápis? Já tem caneta? Essas coisas são boas porque os meninos às vezes se dispersam. A questão é como a gente comenta e de que forma a gente atua”, disse ela. 

Elogie as competências positivas do estudante
“Tem que atuar sempre valorizando o que o estudante tem de melhor. Porque a gente, como família, gosta de valorizar o erro, o que ele não tem, o que falta. Não valorize o que falta, valorize o que abunda, valorize o que está em quantidade nele e o que irá fortalecê-lo. Então, faça elogios naquilo que ele pode ser elogiado. Não crie elogios”, pontuou a especialista Selma.

Dê a importância correta a prova
É importante dizer ao estudante que a prova é relevante, mas não é um bicho de 7 cabeças. “Coloque a prova no lugar dela, diga que é uma prova somente...e depois você vai ver esse resultado, resultado que não é o único resultado da vida do candidato”, detalhou a psicopedagoga.

Reconheça que é um momento importante
É importante reconhecer que esse é um momento muito importante para os filhos e que é preciso viver esse momento com ele. Não ignore acreditando que isso deixará o candidato tranquilo. Esteja presente! 

Incentive atividades de respiração
Meditação, técnicas de respiração e o contato com a natureza podem ajudar a relaxar. “Nós sabemos o quanto nossa frequência de respiração é potente para o equilíbrio emocional. Principalmente para tirar a gente das reações intempestivas. Para sairmos da reatividade”, explica a pedagoga.