Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Enem: dez filmes e séries para assistir antes de fazer as provas

Na lista estão produções sobre temas de atualidades, Filosofia, História e Ciências Exatas

Redação iBahia • 03/10/2019 às 17:40 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Estudar para o Enem exige foco e disciplina, mas a vontade de ficar no sofá maratonando filmes e séries pode sempre falar mais alto. Para ajudar os candidatos a tirarem uma folga sem culpa, preparamos uma lista com dez títulos sobre temas relevantes que podem cair na prova. A maioria está disponível no em serviços de streaming.

Na lista estão produções sobre temas de atualidades, Filosofia, História e Ciências Exatas. Jacqueline Sobral, Doutora em Educação pela PUC-Rio e professora do IBMR, selecionou alguns dos filmes que aparecem abaixo. Segundo a especialista, algumas produções podem nos fazer entender relações históricas e sociais, assuntos recorrentes na prova.

Cena da série 'The Crown' (Foto: Reprodução)

'The true cost'

O documentário mostra como a indústria do "fast fashion", de roupas de custo baixo fabricadas para serem pouco tempo depois descartadas, escraviza pessoas na Índia e em outros países e qual é o impacto desse sistema ao meio ambiente. Ative o ícone de engrenagem no player para assistir ao trailer com legenda.

'O sorriso de Monalisa'


O filme retrata o conservadorismo dos anos 1950 nos Estados Unidos e a função que cabia às mulheres na época: cuidar dos maridos e dos filhos. No filme, Julia Roberts é uma professora de arte que chega a uma escola de meninas para apresentar novas formas de pensamento às alunas. Além de discutir feminismo, o longa ainda convida o espectador a refletir sobre o que pode ser considerado arte e qual é o papel da educação.

'O menino do pijama listrado'

O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em um campo de concentração. A história é contada a partir da percepção de duas crianças em polos opostos — um menino é filho de um oficial nazista e o outro é judeu. Ela aborda questões ligadas à crueldade do regime e também o momento histórico vivido por aquelas pessoas.

'O labirinto do Fauno'

A história se passa na imaginação da menina Ofélia. O filme aborda os desdobramentos da Guerra Civil Espanhola, conflito armado ocorrido em Espanha entre 1936 e 1939, fugindo do formato convencional dos longas sobre guerras.

'Narcos'

Baseada em fatos reais, a série aborda o tráfico internacional de drogas e questões como conflitos políticos e terrorismo. "Narcos" mostra a ascensão do narcotraficante Pablo Escobar. A produção traz temas atuais e leva o espectador a pensar até mesmo sobre geopolítica. Além disso, retrata a Colômbia do final da década de 1970.

'Explicando'

A série documental da Netflix explora diversos temas polêmicos e relevantes para os dias de hoje, como a ascensão das moedas digitais e a razão do fracasso das dietas. É uma boa ferramenta para questões de atualidades e temas de redação.

'Merlí'


A série, sobre um professor de ensino médio catalão, fala de filosofia de uma forma diferente. Além disso, questões como política, sexualidade e o interesse e respeito pela vida escolar também são abordadas.

'13ª Emenda'

O documentário relaciona a escravidão, o sistema de criminalização e a prisão dos negros nos Estados Unidos. Ele também ajuda a entender como foi o processo de integração dos negros naquela sociedade após a abolição da escravidão, passando pela luta pelos direitos civis na metade do século XX.

'Cowspiracy'

O documentário aborda questões como aquecimento global e a destruição dos recursos naturais. Ele destaca pontos negativos da agropecuária intensiva e mostra as razões pelas quais o problema seria ignorado inclusive pelos grandes grupos ambientalistas.

'The Crown'

A série é inspirada na biografia da rainha Elizabeth II. Os episódios mostram momentos políticos, econômicos e sociais importantes da segunda metade do século XX. Ao retratar o cenário em que a mulher estava inserida nos anos 1950, ainda é possível ver questionamentos da rainha sobre tradições e obrigações.

Leia mais:

Jorge Portugal dá dicas em parceria com professores

Já está no ar o Quero ser aprovado!, especial do iBahia em parceria com o professor Jorge Portugal para oferecer aos internautas o melhor conteúdo para a prova do Enem, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro 2019.

Assista a playlist do programa:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais