Saúde

Entenda por que você precisa consumir gorduras boas regularmente

Esses nutrientes contribuem para prevenção de doenças crônicas, longevidade, maior controle do apetite e manutenção da elasticidade da pele

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer ter uma dieta alimentar saudável? Você precisa incluir gorduras boas em suas refeições. Esses nutrientes contribuem para prevenção de doenças crônicas, longevidade, maior controle do apetite, manutenção da elasticidade da pele ainda atuam na diminuição da dor muscular pós-exercício. Salmão, atum e linhaça são algumas opções de gorduras boas, que são ricas em ômega-3.

De acordo com um estudo realizado pelas Universidades de McMaster e Hamilton Health, ambas do Canadá, as gorduras boas ou oleaginosas não devem ultrapassar 35% da composição alimentar diária.

Foto: reprodução
Para o nutricionista Lucas Oliveira, “Para termos uma alimentação saudável, a recomendação é consumir nas refeições as gorduras insaturadas, presentes por exemplo no azeite, no abacate, nas oleaginosas, e também o consumo de ômega 3 - que é um tipo de gordura insaturada - que está presente em alimentos como atum, salmão, chia e linhaça”.



Vale lembrar que as oleaginosas são uma ótima fonte de proteína e podem ser uma opção para pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas.