Tecnologia

Entenda porque é importante fazer um certificado digital

Lista dos benefícios apresentados pela certificação digital é bem extensa

Especial de Conteúdo


Você já ouviu falar de certificado digital? Se não, saiba que essa espécie de assinatura pode se tornar muito útil no seu dia a dia. Ele é um documento que identifica, por meio de uma autenticação forte, uma pessoa física ou jurídica, para garantir a segurança em todas as transações pela internet.

Sabendo disso, vamos às vantagens de ter um certificado digital. A lista dos benefícios apresentados pela certificação digital é bem extensa, quando analisado minuciosamente as necessidades da empresa e qual o tipo mais adequado para cada caso.

Ter um certificado digital aumenta a confiabilidade e a credibilidade de uma empresa; reduz de forma considerável de custos relacionados a processos, já que os documentos eletrônicos têm validade jurídica e dispensam o reconhecimento de firma em cartório, além do gasto em transporte, já que se torna dispensável a contratação de motoboys para entregar os documentos assinados, por exemplo; reduz também o risco de falhas e fraudes na empresa; garante a privacidade e maior segurança nas transações eletrônicas; economiza tempo, podendo ser investido em outras atividades mais importantes dentro da companhia; e automatiza processos.

Como conseguir um certificado

Para obter um certificado digital, é preciso escolher uma autoridade certificadora (AC), que funciona quase como um “cartório” digital, como a Solid.

Sobre a Solid
A Solid é uma Autoridade de Registro, empresa autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, e tem como responsabilidade cadastrar os dados, identificar e atender presencialmente os interessados em obter um certificado digital.

Atuam através de uma rede presente em todos os estados brasileiros, emitindo todos os tipos de certificados digitais para pessoa física (e-CPF), pessoa jurídica (e-CNPJ), entre outros.