Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Escolas internacionais oferecem mais do que um segundo idioma

Atualmente, há uma grande busca de brasileiros que querem inserir as crianças em uma realidade com uma segunda língua

• 02/12/2015 às 11:56 • Atualizada em 29/08/2022 às 2:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As escolas internacionais começaram a surgir no Brasil a partir da necessidade de famílias estrangeiras em educar seus filhos na língua materna. Atualmente, no entanto, há uma grande busca de brasileiros que querem inserir as crianças em uma realidade onde uma segunda língua esteja presente. E mais que isso: que os filhos possam ter oportunidade de utilizar o que foi ensinado em instituições fora do país.

Esta é a principal diferença entre uma escola bilíngue e uma escola internacional. A primeira é ideal para aqueles que procuram fluência em outro idioma, sem deixar de lado a língua materna. Já a internacional é indicada para quem busca um currículo escolar válido em outros países.

Em Salvador, a Gurilândia é um exemplo de escola que une as duas coisas. “Somos uma escola bilíngue porque ensinamos em duas línguas, e somos uma escola internacional também porque seguimos o currículo do IB (International Baccalaureate). Cobrimos a parte curricular brasileira juntamente com as exigências do currículo internacional do IB”, explica a diretora da instituição, Luciana Pinho.

A escola oferece o diploma do Primary Years Programme (PYP), que é o programa da IB para crianças do 1 aos 12 anos. O PYP prepara o aluno para ter a capacidade de participar do mundo em torno deles e se concentra no desenvolvimento do aluno como ser integral.

Bacharelado Internacional
E é o IB, programa difundido internacionalmente que permite o trânsito do aluno por instituições acadêmicas de diferentes partes do mundo. O objetivo inicial do programa era oferecer um currículo pré-universitário, reconhecido nos 5 continentes por centenas de universidades, o que facilitaria a entrada de alunos em universidades fora de seus países. Posteriormente, o IB criou o programa primário seguido pela Gurilândia, o Primary Years Programme (PYP), e um outro de anos intermediários, o Middle Yeras Programme (MYP).

“A gente trabalha com esse currículo internacional do IB, que exige que você dê o currículo nacional, agregando a exigências do currículo internacional”, esclarece Luciana. Outra vantagem do IB é poder realizar uma troca entre alunos de outras instituições que são certificadas pelo programa. “A gente pode fazer esse intercâmbio com outras escolas que são IB no mundo, já que as crianças transitam nessas instituições de forma muito natural porque as escolas seguem o mesmo currículo”, conta a diretora.

Vantagens no Exterior
Como já foi dito, o currículo de uma escola internacional normalmente vem de fora, de acordo com o país de origem da instituição de ensino. “Para alguém que tem a pretensão de morar nos Estados Unidos, por exemplo, é importante ter um currículo todo americano no Brasil, porque quando for para lá não vai sentir diferença. Depende se você tem a intenção de que seu filho tenha a experiência de morar fora ou não”, explica Luciana.

A Gurilândia atende apenas educação infantil e ensino fundamental, mas para aqueles que visam uma universidade fora do Brasil, um currículo internacional pode fazer a diferença. Além da aceitação do diploma, desde cedo, a instituição de ensino mostra que fazer um curso no exterior é uma possibilidade concreta.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação