Casa e Decoração

Especialista revela 5 dicas de como a pintura pode mudar a decoração de sua casa

Com novas pinturas na parede, normalmente, os espaços ficam mais bonitos e estilosos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A pandemia fez todo mundo passar mais tempo em casa. E a necessidade de estar em um ambiente confortável se tornou mais evidente. Agora o que poucos sabem, é que às vezes basta só algumas pinceladas para transformar os ambientes e ganhar novos ares.

Com novas pinturas na parede, normalmente, os espaços ficam mais bonitos e estilosos. Mas você deve estar se perguntando: como eu posso fazer isso em casa?! Pensando nisso, a arquiteta baiana Isabela Andrade (@idea_arquidecor), em parceria com o iBahia, listou 5 dicas práticas (e mais uma bônus) para você pintar sua casa da maneira correta.

Confira: 

  1. Emasse a parede com massa corrida ou massa PVA, tirando as imperfeições;
  2. Espere a tinta secar por, no mínimo, 4 horas;
  3. Lixar a parede e, ao finalizar, passar um pano para limpar os resíduos do lixamento;
  4. Demão de tinta branca ou da cor base do projeto (no nosso projeto foi Branco Neve)
  5. Desenhar o formato desejado com lápis, marcar com fita adesiva com um pouco de massa corrida na fita para evitar passar a cor de um lado para outro.
  6. Dar 2 ou 3 demãos de tinta no desenho e finalizar o acabamento com pincel. Esperar secar para tirar a fita.

Dica bônus: prefira usar a tinta com acabamento fosco, que além de mais sofisticado, ajuda a esconder imperfeições na parede sobre efeito da luz, sobretudo à noite.


Vale ressaltar que a campanha “Pinte o sete”, realizada pelo Home Center Ferreira Costa, está trazendo a maior promoção de tintas e acessórios para pintura do ano e uma grande chance de economizar. Ainda dá para participar de cursos online, aprendendo dicas e técnicas sobre pintura, acessando este site e conferindo o antes e o depois de alguns desafios realizados pela empresa com influencers no canal do Youtube.