Comportamento

Especialistas ensinam como garantir o melhor preço na Black Friday

Profissionais alertam para fraudes e também ensinam o poder da negociação para baixar o preço

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Preparado (a) para aproveitar a Black Friday? O consultor de negócios Alex Cruz e o professor de oratória Yang Mendes separaram algumas dicas para aproveitar a série de promoções da melhor maneira. Confira: 
Foto: reprodução
1- Análise é fundamental
"O primeiro passo é fazer pesquisas em sites e lojas para já saber o preço médio dos produtos antes da Black Friday. Assim, quando chegar o período das promoções você consegue identificar se vale a pena", explicou Alex Cruz. 
O especialista também indicou buscar sites de comparação de preços, para identificar as variações. 
2- Cuidado com o excesso de gastos 
"Fazer uma lista do que você realmente precisa comprar e, além dela, estabelecer um limite máximo". Alex Cruz também alertou que querer aproveitar todas as ofertas tentadoras usando parcelamento ou cheque especial acaba não compensando a promoção. 
3- Xô indecisão
"Para escolher a opção mais vantajosa, você deve observar o preço que a empresa oferece, o prazo de entrega e o custo do frete. O conjunto desses itens vai determinar qual produto opção é mais viável". 

4- Alerta para fraudes 
Em caso de compras em sites, certifique se o link é confiável. "Normalmente, aquele cadeadozinho diz se o site é seguro na hora do pagamento", alertou Alex. Além disso, evite entrar em links que alguém que não é de confiança tenha te enviado, desconfie de promoções absurdamente baratas e também evite contato por telefone se alguém quiser confirmar algum dado. 
5- Como garantir o melhor preço em compras online
Para Yang, a primeira dica é ter noção do que cada loja oferece e aprender como barganhar.  “A regra é clara: quem tem mais opções negocia melhor. E, no caso de compras, mostre ao vendedor que já foi em outras lojas, pois ele vai se sentir pressionado a te conquistar como cliente”, sugeriu o professor.
6- Prefira comprar o produto à vista
 
O professor de oratória aconselhou que a melhor opção é pagar de uma vez, mas vale perguntar o preço das parcelas. “Pergunte quanto o produto fica à vista e até quantas vezes pode ser dividido sem juros. Demonstre que sabe sobre as taxas que vem junto com as parcelas. Desse modo, o vendedor percebe que você entende que não existe parcelamento sem custos para a loja", indica.