Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Está com anemia? Veja alimentos que ajudam no tratamento

Dentre a lista, estão: carne vermelha, ovos, ervilha e salsa

Redação iBahia • 09/12/2018 às 22:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Fez exames de rotina e descobriu que está com anemia? Além da medicação, uma boa alimentação pode ajudar no tratamento. Confira aqui alguns alimentos e dicas para curar a deficiência de ferro no sangue.

Foto: Divulgação

De acordo com o portal Tua Saúde, os alimentos de fonte animal apresentam uma absorção de ferro entre 20 a 30% do total do mineral ingerido, enquanto que os alimentos de origem vegetal ricos em ferro permitem uma absorção em torno de 5% do total de ferro que possuem em sua composição.

Os alimentos ricos em ferro para anemia incluem: as carnes vermelhas e o ovo, pois o ferro destes alimentos é absorvido com facilidade; alimentos ricos em ferro de origem vegetal como o feijão, as ervilhas ou a salsa.

Estes alimentos devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção de ferro. Por exemplo, comer arroz com feijão preto e laranja de sobremesa; além dos alimentos ricos em ferro para anemia, é também importante seguir outras dicas de alimentação como:

Evitar comer alimentos ricos em cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo porque o cálcio é um inibidor natural da absorção do ferro; evitar comer alimentos integrais ao almoço e jantar, pois os fitatos presentes nos cereais e fibras dos alimentos integrais, diminuem a eficiência da absorção do ferro presente nos alimentos; evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro; cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.

​​Misturar frutas e legumes nos sucos também pode ser uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Duas ótimas receitas ricas em ferro são o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha fresca e o bife de fígado acebolado.

As necessidades diárias de ferro aumentam na gravidez porque aumenta a quantidade de sangue no organismo e, por isso, é necessário ferro para produzir mais células do sangue, assim como o ferro é necessário para o desenvolvimento do bebê e da placenta. Atingir as necessidades de ferro na gestação é muito importante, mas pode ser necessário suplementação de ferro na gravidez, que deve ser sempre aconselhada pelo médico.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde