Viver Lauro de Freitas

Estação de ônibus e metrô facilitam a vida dos moradores de Lauro de Freitas

Estação faz parte da Linha 2 do metrô e funciona todos os dias da semana, das 5h à 00h e a tarifa é de R$ 3,70

Especial de Conteúdo

Oferecimento
No início de 2018, Lauro de Freitas ganhou uma importante opção de mobilidade. Com a inauguração da Estação Aeroporto do metrô, a população da cidade ganhou, por exemplo, a possibilidade de fazer o trajeto de Lauro de Freitas a Estação da Lapa, em Salvador, em 35 minutos.

A estação faz parte da Linha 2 do metrô, que dá possibilidade baldeação para linha 1 na estação Acesso Norte, e funciona todos os dias da semana, das 5h à 00h e a tarifa é de R$ 3,70.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Lauro de Freitas
Além do metrô, a estação trouxe uma série de benefícios para a cidade como viadutos, passarelas, estação de transbordo e um moderno sistema de integração com o aeroporto.

O terminal conta com dois bicicletários, com um total de 108 vagas, 139 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô - que opera o sistema - e à Sala de Supervisão Operacional da Estação, fazendo o monitoramento do espaço. A estação de Lauro de Freitas tem 9189,78 m2 de área construída e capacidade para um fluxo de 17 mil pessoas/hora. A passarela sobre a avenida Santos Dumond (Estrada do Coco) tem 395 metros de extensão, quatro metros de largura e capacidade para atender um fluxo de nove mil pedestres por hora.

Ligação com o Aeroporto
A estação Aeroporto facilitou a vida também de quem precisa chegar ou sair do Aeroporto Internacional de Salvador. O sistema de integração utiliza um ônibus, que segue para o terminal aéreo ou para a própria estação. Com ar condicionado, os coletivos são acessíveis para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Cada veículo tem capacidade para 75 passageiros, sendo 19 sentados e 56 em pé.

Terminal de Ônibus
Meses depois, em agosto, foi inaugurado também um terminal de ônibus. O equipamento, que faz integração com o metrô, possui 13 plataformas, escada rolante, elevador e sinalização em braile e tem capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por dia.

O acesso ao terminal para pedestres é feito pela passarela que liga o terminal à Estação Aeroporto de Metrô. O equipamento funcionará das 4h45 até 1h. Além da estrutura voltada aos passageiros, o terminal que receberá 36 linhas metropolitanas e uma urbana conta com um espaço reservado para os rodoviários, com sala de apoio e copa.

Acompanhando os avanços trazidos pelo metrô, a Prefeitura de Lauro de Freitas agiliza a licitação para mudança completa do sistema de ônibus da cidade, e implementa ações que vão dar uma nova dinâmica à mobilidade urbana.