Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Estande de Inovação terá bicicleta para tetraplégico e cardápio eletrônico

Feira vai mostrar como micro e pequenas empresas podem investir em inovação e tecnologia

• 20/09/2011 às 14:23 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Mostrar que a inovação está acessível aos empresários de micro e pequenos negócios. Este é um dos objetivos do estande de inovação da Feira do Empreendedor , que acontece de 4 a 8 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. De acordo com pesquisa feita pelo IBGE, feita entre 2006 e 2008, na Bahia apenas 36,5% das empresas implementaram alguma inovação.
Marcia Suêde Motta, supervisora de Inovação Tecnológica do Sebrae Bahia
A supervisora de Inovação Tecnológica do Sebrae Bahia, Marcia Suêde Motta, explica que hoje as empresas têm facilidades de acesso a programas de subvenção com subsídios dos governos federal e estadual para investir em inovação. “O objetivo do Sebrae é mostrar às micro e pequenas empresas que elas podem aumentar seus lucros com atitudes simples de inovação, como alterar processos de produção, adquirir um software de gestão, preservar o meio ambiente, reduzir custos ou até mesmo comprar um computador. É mostrar que a equação lucro igual a receitas -despesas poderá ser multiplicada quando a empresa usa inovação", explica Marcia.No estande de Inovação e Tecnologia, um espaço de 225 m2, uma parceria do Sebrae com a Secti-Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação serão apresentados casos de inovação tecnológica desenvolvidos através de editais da Fapesb-Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia e de instituições parceiras. Os casos escolhidos apresentam produtos e processos inovadores que geraram alguma melhoria na qualidade de vida do baiano, além de trabalho e renda.O objetivo é desmistificar o conceito de Inovação, mostrando que não custa caro, que agrega valor ao produto ou processo e gera um diferencial competitivo, além de apresentar à sociedade o que está sendo apoiado e desenvolvido através dos editais e das parcerias universidade-empresa.Os visitantes da Feira também vão conhecer o Programa Sebraetec que estimula a transferência de tecnologia, aproximando as micro e pequenas empresas das instituições de pesquisa. A partir de um diagnóstico nas empresas o Sebrae oferece produtos como o programa Cinco Menos que São Mais que ensina os empresários a desperdiçarem menos água, energia, matéria-prima e com isso gerar menos lixo e poluição. O Sebraetec ainda oferece consultoria para implantação de sistemas de automação comercial, melhoria de processo e apoio a redação de patentes.
Primeiro protótico da bicicleta para deficientes
No espaço de inovação e tecnologia o visitante da Feira do Empreendedor terá a oportunidade de conhecer produtos inovadores que contam com a assessoria do Sebrae para o registro de patentes. É o caso da bicicleta elétrica para deficientes físicos que são paraplégicos e tetraplégicos. O produto foi desenvolvido na empresa Imago, que está na Inovapoli, Incubadora da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e contou com o apoio de engenheiros mecânicos, eletricistas, fisioterapeutas e designs.
Vinicius do Rego Dias, engenheiro mecânico
O engenheiro mecânico, Vinicius do Rego Dias, explica que o sistema de eletrocicloergometria usa a estimulação elétrica para promover o movimento do paciente. Segundo o Censo de 2000 no Brasil eram 950 mil paraplégicos, tetraplégicos e hemiplégicos (pacientes com paralisia de um lado do corpo como pessoas que tiveram AVC e derrames).De acordo com o professor da Ufba, o fisioterapeuta Abraão Fontes Baptista, depois da autorização da Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o eletrocicloergometria vai poder ser usado para recuperar movimentos e a sensibilidade do paciente, permitindo a manutenção de massa muscular, prevenindo a osteoporose, a melhora no condicionamento cardiorespiratório e na auto estima dos pacientes. “A inovação tem uma importância fundamental para o País. O empresário pode transformar o conhecimento científico em um produto inovador. O objetivo é desenvolver empresas de equipamentos biomédicos. Nossa idéia é que a Bahia seja um pólo de desenvolvimento biomédicos. Inclusive já existe um estudo para a implantação de um curso de pós-graduação em tecnologia e saúde na Ufba”, conta o professor Abrão Fontes.Cardápio eletrônicoOutro produto inovador que será mostrado na Feira do Empreendedor é o da Maqhin Soluções Tecnológicas, empresa que produziu o Toqhe, um sistema de autoatendimento personalizado para restaurantes. O sistema funciona como um cardápio digital que pode ser acessado por meio de tablets, que ficarão nas mesas, possibilitando que o cliente faça o seu pedido sem precisar chamar o garçom ou até mesmo visualizar a parcial da sua conta. O serviço também é oferecido para hotéis, onde o cliente pode fazer o pedido do quarto em que está hospedado.Outra solução tecnológica do espaço de inovação é o Scanner Leitor Portátil, produzido pela NNSolutions, que é um software para aparelho celular que reproduz, através de uma voz sintetizada, um conteúdo de texto. O software foi desenvolvido para deficientes visuais ou pessoas com dificuldade de leitura. “O usuário ativa o programa no celular, posiciona o aparelho na direção do material que deve ser lido e tira uma fotografia com a câmera do aparelho. A imagem é processada e o conteúdo de texto é lido por uma voz sintetizada. É uma solução produzida para diminuir as dificuldades em situações do dia-a-dia”, disse Acbal Achy, diretor de negócios da NN Solutions.A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae Bahia e conta com os patrocínios do Bradesco, TIM, Sistema Faeb/Senar, Desenbahia, Setur/Bahiatursa, Correios, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Petrobras e Banco do Brasil. Outras informações podem ser acompanhadas no Facebook Sebrae Bahia, no Twitter @sebraebahia e no www.youtube.com/SebraeBahia.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais